O Jogo das células.

Os jogos são uma atividade que une vontade e prazer durante sua realização.Um recurso lúdico, que, quando utilizado em prol do ensino, permite criar ambientes gratificantes e atraentes, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo a interação social, uma melhor retenção do conteúdo e muita diversão.

A 3ª série do Ensino Médio, o INSP Vest, participou de um jogo investigativo de Biologia, o Célula Adentro, idealizado e desenvolvido no Instituto Oswaldo Cruz por um grupo de cientistas, pesquisadores da área de ensino, professores dos Ensinos Médio e Superior e estudantes de pós-graduação. O objetivo é resolver os casos por meio de pistas em que são apresentadas a partir de informações como experimentos de laboratório, imagens de microscopia e outros tipos de resultados científicos.

“O uso de jogos didáticos é recomendado  porque promove o trabalho em grupo, a cooperatividade, a construção de pensamento crítico e criatividade, que são passos fundamentais para o vestibular”, explica a professora Dyanna Galaxe.

A atividade ajuda, ainda, na revisão dos conteúdos da 1ª e 2ª séries e  auxilia no entendimento da Biotecnologia, assunto que está sendo tratado atualmente no conteúdo da matéria de Biologia.

O INSP teve acesso ao jogo original por meio de uma parceria com instituições federais, mas o ele também pode ser baixado gratuitamente aqui.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.