O Virtual é real

Baleia Azul, Snapchat, iCloud, nuvem e tantos outros termos que vem gerando curiosidade em pais e filhos foram abordados na palestra “O Virtual é Real” e também constam na cartilha de mesmo nome, entregue aos estudantes para serem lidas junto a seus pais, como sugere o próprio subtítulo da publicação.

Na abertura, Kauê – personagem criado com base em depoimento de estudantes, garante a atenção do público pela identificação.

A palestra, integra o Programa de Formação de Alunos, Pais e Professores do INSP, e mostrou aos estudantes do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental que nunca se sabe tudo sobre internet. De uma forma dinâmica e despojada, mas não menos séria e repleta de conteúdo pertinente, os alunos puderam compreender melhor os melindres, riscos e consequências do uso de redes sociais, comunicadores instantâneos e internet.

“Tudo o que faço fica gravado na internet? Meus pais devem saber minha senha? Há como sair do tal jogo da Baleia Azul? Quem devo procurar se algo errado acontecer quando estou no smartphone? Sou responsável pelo que faço na internet? O que é cyberbullying? Quantas horas é o normal para ficar na internet?”, foram algumas das perguntas que embalaram a interação durante toda a palestra.

“É essencial falar a linguagem deles e mostrar que nós também usamos internet e também podemos aprender com eles, além, é claro, de ensiná-los e guiá-los nessa estrada sem volta. Afinal, a tecnologia se amplia dia a dia em diversos equipamentos e das mais variadas formas. O comportamento social, ética e a postura de pensar no outro como penso em mim são atitudes que independem da tecnologia”, explica José Alessandro, Assessor de Comunicação do INSP, Comunicador e Tecnólogo em Informática, que idealizou a palestra “O virtual é real!” voltada especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental.

No INSP Total, os estudantes matriculados no Turno Integral do INSP também tiveram acesso a uma aula baseada na palestra, ministrada pelo mesmo autor.

Alguns dos assuntos abordados:

  • O que é virtual? Um novo conceito.
  • Como funciona a internet? Nunca sabemos tudo.
  • Pontos positivos das novas tecnologias e como potencializá-los?
  • Pontos negativos das novas tecnologias e como neutralizá-los?
  • “As maçãs do senhor Peabody” – história sobre o poder das palavras.
  • Enfrentando os perigos na internet: quais são? como precaver-se?
  • Ouça seu coração: como sentir e reagir às situações erradas.
  • Quem sou eu na internet? Um game para despertar o cuidado consigo na internet.

Assista a um dos vídeos debatidos com os estudantes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?