Ontem, hoje e amanhã: as transformações no espaço da cidade do Rio de Janeiro

A aula de campo de Geografia do Ensino Médio, realizada em 19 de maio, ocorreu na zona portuária da cidade do Rio, onde foram trabalhados os conceitos básicos: espaço, lugar, paisagem e território.
Os alunos desembarcaram no cais da Valongo/ Imperatriz, região da cidade, conhecida no passado como pequena África, pois recebeu quase um milhão de escravos trazidos do continente.  A paisagem desse canto da cidade ainda guarda formas desse tempo, apesar das profundas transformações ocorridas nos dias de hoje. Novas funções e novos olhares para bairros que guardam a alma da cidade, como Gamboa, Saúde e Santo Cristo testemunharam as mudanças ocorridas especialmente a partir da segunda metade do século XIX.
DSC02435
Antes de subirem o morro da Conceição, pelo calçamento em pé de moleque, os estudantes fizeram uma parada em um espaço remanescente dessas transformações – os Jardins Suspensos do Valongo, obra implantada no processo de reforma urbana e sanitária do prefeito Pereira Passos na primeira década do século XX.
No Alto do Morro da Conceição os alunos seguiram por ruas, becos, travessas e ladeiras estreitas e sinuosas, de nomes marcantes como Jogo da Bola, João Inácio, João José, João Homem e a São Francisco da Prainha, passaram pela fortaleza da Conceição e pelo palácio Episcopal, construções dos séculos XVII e XVIII, que hoje são ocupadas pelo Exército Brasileiro. Em seguida, eles desceram em direção a Pedra do Sal, onde o samba carioca ganhou força, um antigo lugar de desembarque de açúcar e de sal, que se transformou num encontro de bambas. Hoje, o largo João da Baiana é um importante ponto de encontro da boemia carioca onde o samba fala mais alto em noites de muita animação.
Do Morro da Conceição para a Praça Mauá, reconstruída, revalorizada e revitalizada, que recebe o nome em homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Intervenções urbanas significativas realizadas pela atual prefeitura e pelo capital privado, transformaram um espaço antes desvalorizado e abandonado, em uma área atrativa com equipamentos culturais que despertam um grande interesse na população carioca e turistas, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã.
A atividade se encerrou depois da visitação ao Museu do Amanhã, um ambiente interativo de conhecimento técnico e científico e interdisciplinar, onde o ontem, o hoje e o amanhã estão interligados e presentes.
 


 

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 1)

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 2)

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais