“A minha letra é…”
Completando esta sentença, muito estudantes iniciam sua jornada no mundo da escrita e da leitura. A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra.
A visualização é um mecanismo importantíssimo que faz parte da construção da escrita. Atividades diárias como a chamada usando fichas com os nomes escritos e etiquetas com os nomes em cadeiras e materiais auxiliam na fixação e compreensão das letras do alfabeto. Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. Inicia-se, então, seu relacionamento com a escrita.
Outra atividade é a identificação da primeira letra do nome em pregadores de roupa (veja as fotos), que, além de trabalhar a primeira letra do nome, possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, em especial, o movimento de pinça. Movimentos importantes para os traçados dos desenhos e posteriormente da escrita.
“As atividades com a primeira letra do nome proporcionam também o auto conhecimento, fazendo com que a criança se descubra, perceba que ela, assim como seus amigos, têm uma identidade própria”, relata a professora Marcelle Lilk, do Maternal. Sua turma fez uma atividade utilizando areia azul (dermatologicamente tratada) para desenhar, em um pratinho, a letra inicial de seu nome.
Que lindinhos! João Paulo orgulho da mamãe!