Projetos A Grande Conquista 2016

INSP-KIDS (300 x 99)

EDUCAÇÃO INFANTIL

EI_QUEMCONTA

PROJETO LEITURA ESCRITA- QUEM CONTA, RECONTA…FAZ DE CONTA.

Num clima de confiança e afeto, os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento, e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pela descoberta e pela cultura.

PROJETO DE LEITURA/ PLINSP

O processo de aquisição da leitura e da escrita se inicia, com tentativas feitas pelas próprias crianças.

Com o projeto literatura infantil observou-se que, as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as várias histórias contadas.  A contação de histórias é um caminho que leva criança em direção do mundo letrado.

Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.

EI_EXPOLETRA

O trabalho de pré-alfabetização desenvolvido no INSP, tornou-se uma referência. Acompanhamos todas as fases da descoberta da escrita, desde o grafismo inicial até a construção de palavras, frases e transposição para letra cursiva. O desenvolvimento psicomotor é trabalhado no concreto e toda produção realizada com prazer e alegria pelas crianças é apresentada no EXPOLETRA.

EI_COLEÇÕESMATEMÁTICAS

O ensino da Matemática na Educação Infantil é de suma importância para as crianças, pois os conceitos que serão construídos nessa fase de escolarização do educando servirão como base para construção de outros mais complexos nas séries seguintes.

Na Educação Infantil, o ato de fazer coleções é uma forma lúdica de aprender os números e outros conteúdos e procedimentos matemáticos, ou seja, uma fusão entre prazer e aprendizagem significativa. Para aprender, as crianças precisam brincar com os números, refletir sobre eles e, a partir disso, construir a regularidade e organização do sistema de numeração.

EI_EDUCAÇÃOFINANCEIRA

Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer o melhor uso do dinheiro. Para isso é necessário muito treino. Nesse sentido a mesada pode atuar como um importante instrumento.

O importante desse exercício do uso do dinheiro é justamente evitar  que a criança chegue a fase adulta cometendo os mesmos impulsos da infância, porque não aprendeu a lidar com limites e consequências de suas escolhas.

EI_PIRUETA

A capacidade de brincar e de se movimentar com qualidade na Educação Infantil se desenvolve na medida em que acreditamos que o papel do professor e da escola é proporcionar às crianças pequenas o contato com determinados conteúdos da cultura lúdica e corporal. O INSP garante diariamente na rotina das crianças, propostas que envolvam corpo e movimento, considerando sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de nossos pequenos.

EI_ARTES

Inspirado em uma proposta lúdica, o projeto pretende estimular a compreensão e o conhecimento das artes sob três temas centrais: Cores e Formas; Sentidos e Releituras.
Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Na Arte, a experimentação é fundamental e ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais e estimular a criatividade.

EI_CURIOSOSPELANATUREZA

A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos.


 

logo-JUNIOR

ENSINO FUNDAMENTAL I

 

FUND1_A_TRILHA_DO_TESOURO

Ao chegar ao Ensino Fundamental, o aluno é apresentado a uma trilha em busca de um tesouro. No caminho, as crianças são convidadas a superar desafios, enfrentar obstáculos, vencer batalhas, que os levem a superação, ao crescimento integral. A cada série deste segmento, habilidades e competências vão sendo trabalhadas a fim de instrumentalizar a criança a ganhar esse tesouro, que é a base para a Qualidade de Vencedor.

EF1_RECRIANÇA (670 x 414)

RECRIANÇA – Diversas atividades dirigidas acontecem no Recriança. Nesse momento de recreio, a criança é estimulada a ocupar-se com brincadeiras pouco presente em seu dia a dia, como corda, peteca, ciranda, elástico, cama de gato e outras. Mensalmente, um objeto é eleito como base para as brincadeiras (exemplo: bola). Com o objetivo de estimular ainda mais os alunos, competições também serão promovidas.

EF1_CIRCUITOLITERÁRIO

CIRCUITO LITERÁRIO – O Circuito Literário tem como foco o aperfeiçoamento da leitura e da escrita. É composto de quatro subprojetos:

  • PLINSP – No PLINSP o aluno realiza a leitura de um título por semana e faz atividades relacionadas a essa leitura. Uma nota é atribuída pela apresentação dessas tarefas e esta ajuda a compor a média de Língua Portuguesa.
  • JORNADA LITERÁRIA – Anualmente, é escolhido um tema e um gênero textual a ser explorado. A Jornada Literária acontece durante todo o ano, quando os alunos pesquisam sobre o tema proposto e escrevem seus textos, que serão publicados em um livro, lançado ao final do ano.
  • LEITURA DE PRINCÍPIOS – A cada bimestre a Leitura de Princípios trabalha um tema relevante na construção de um ser integral, como o respeito às diferenças, a educação ambiental, a família e a educação financeira. A leitura de um livro é realizada neste período e atividades diversificadas são proporcionadas aos alunos.
  • BIBLIOTECA PERIÓDICA – A Biblioteca Periódica é o projeto que disponibiliza este ambiente para a realização de diversas atividades que estimulam a leitura e a escrita, sempre relacionadas ao plano de curso da série.

EF1_MATEMAGICA

MATEMÁGICA – O projeto Matemágica propõe a intensificação do treino da Matemática por meio de exercícios constantes. É uma listagem de questões que segue para casa semanalmente e que pode gerar um bônus ao aluno, na nota de sua prova.

EF1_PLANETAINSP

PLANETA INSP – No Planeta INSP o aluno é levado a refletir sobre questões ambientais do mundo todo e incentivado a criar soluções no plano local. São aulas práticas, ministradas por um professor especializado.


 

logo-max

ENSINO FUNDAMENTAL II

 

EF2_ASTROMAX

 O Projeto ASTROMAX desperta no aluno o interesse pelo estudo da ciência astronômica  e divulga as disciplinas Ciências, Física e Geografia para estudantes do Ensino Fundamental II. Mostra os benefícios advindos da Corrida Espacial, tais como: sensoriamento remoto, previsão do tempo, controle do desmatamento, comunicação via satélite, dentre outrosque  mudaram a vida da população. Com isso, ressalta a importância dos estudos para o desenvolvimento pessoal.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o interesse pela curiosidade e pesquisa.

EF1_LENDOSEMPARAR

O Projeto de leitura visa promover a leitura; incentivar e facilitar o acesso àqueles que têm ou gostariam de desenvolver o hábito de ler, instigar e incentivar àqueles que não têm a criá-lo; apreciar a leitura; conhecer vários gêneros textuais; trabalhar a oralidade; proporcionar o desenvolvimento das competências, habilidades e criatividade.

      Com o projeto levamos o aluno a ter contato com diversos gêneros textuais previamente selecionados;  despertamos o prazer da leitura e aguçamos o potencial cognitivo e criativo do aluno; promovemos o desenvolvimento do vocabulário; estimulamos o desejo de novas leituras; possibilitamos a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; possibilitamos produções orais e em outras linguagens; proporcionamos através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica.

EF2_MATEMAX

Este projeto tem como objetivo geral preparar os alunos do Ensino Fundamental II, para as provas das Olimpíadas de Matemática (Canguru e OBM), assim como despertar o interesse  pelo  raciocínio  lógico matemático. Ao aprofundar o conhecimento matemático por meio de resolução de problemas desenvolvemos nos alunos,habilidades científicos e tecnológicas de maior importância. A matemática caracteriza-se como forma de compreender e atuar no mundo.

EF2_ENTRELINHAS

O Projeto de Redação ENTRELINHAS tem como objetivo auxiliar o aluno a escrever com fluência, argumentação e de forma crítica sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, adaptando-se a diferentes registros, de forma coerente, Visa pontuar que língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, os ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na Internet, nas repartições públicas, nos hospitais, etc. Dominar esta linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais.

EF2_ATLETA

O Projeto Esportivo ATLETA INSP, tem por objetivo,oportunizar o acesso à prática esportiva aos alunos do Ensino Fundamental II. Oferecemos aos alunos conhecimentos e vivências da prática esportiva nas modalidades de Futsal, Handebol e Voleibol.

Com esta prática enriquecemos a formação humana, utilizando o esporte como ferramenta no processo educacional. Através dos jogos trabalhamos valores como: espírito de liderança, solidariedade, saber lidar com as vitórias e derrotas, respeito às regras, socialização, como agir sob uma forte atmosfera de pressão entre tantos que a sociedade nos exige. Além disso, estimulamos a prática esportiva, a formação das equipes, que representam o INSP nas competições estudantis e proporcionamos a todos os alunos a possibilidade de participarem de competições.

 


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

PSI_ORIENTAMAX

Projeto abrangendo orientação de estudos com os alunos do EFII: elaboração diária da agenda escolar, plano de estudos, dicas e métodos de como estudar para obter um  ótimo desempenho escolar.

Orientação aos responsáveis, juntamente com os alunos, sobre procedimentos e desenvolvimento acadêmico dos alunos.

PSI_VOTAINSP

Eleição dos alunos e professores representantes do 6ºano a 3ªsérie do EM pelo voto direto, fazendo-se uso da urna eletrônica.


INSP-vest

ENSINO MÉDIO

EM_RETROVEST

Retrovest

Tem o intuito de proporcionar um meio de desmitificar as questões cobradas no Enem e nos exames vestibulares de maior concorrência no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e dos principais centros acadêmicos. Por isso, a construção de um suplemento que totaliza ao longo do Ensino Médio com 48 propostas de Redação, 2.195 questões que abrangem as disciplinas de Português, Literatura, Inglês, Espanhol, Matemática, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Física, Química e Biologia e ampla abordagem explicativa de conteúdos específicos de cada disciplina e abrangendo o espectro transdisciplinar.

EM_EMPREENDER

Pensar, Planejar e Empreender

É uma oportunidade motivadora para os alunos do INSP demonstrarem criatividade e liderança. Demonstra como o empreendedorismo é capaz de superar momentos de crise e agrupar diversos saberes. Os alunos das três séries do Ensino Médio desenvolverão produtos e serviços, firmarão parcerias, convidarão os responsáveis interessados e apresentarão uma feira inovadora em que a culminância é devolver à comunidade as competências e habilidades desenvolvidas em forma de benfeitorias e planejamento social.

EM_REDAÇÃONOTA1000

Projeto Redação Nota 1000

Escrever é mais que um conhecimento propriamente, é uma habilidade, é uma prova de sintonia com o mundo em que vive e saber se expressar diante dele. O aluno deve ter o senso crítico aguçado e usufruir do poder maior de se fazer ouvir. Logo, uma boa produção textual não apenas permitirá o ingresso às universidades, mas será sempre uma importante ferramenta na construção da cidadania.

EM_MONITORIA

Monitoria Online

Na Era Digital é importante utilizar o máximo de ferramentas que proporcionem naturalidade e pluralidade na formatação do estudo. Sendo assim, a internet configura um importante canal em que a natureza colaborativa se sobrepõe à competitiva e a partir da mediação de um monitor a troca de saberes e a coletividade da informação solidificam um processo educativo significativo.

EM_VIDEOAULAS

Video aula

Na intenção de aprimorar e estender o processo educacional, a videoaula é um valioso recurso que extrapola a relação verbal e escrita que os materiais físicos proporcionam. O vídeo, a imagem e a configuração em que o emissor pode ser acessado a qualquer momento e recuperar falas e explicações são atributos que elevam às videoaulas ao papel de veículo continuador da escola em diferentes momentos. Prolongando o contato com o processo de ensino aprendizagem e, consequentemente, aprimorando-o.

EM_POP

Especiais (Humanas, Biomédicas e Exatas)

O aluno há de ter uma formação genérica em que os conteúdos sejam congruentes, configurem soluções para a vida prática e fomentar a visão crítica e cidadã no educando. No entanto, a orientação vocacional de cada estudante trará a necessidade de aprofundamentos e visões específicas em determinados tópicos disciplinares; então, independentemente da escolha do aluno, a instituição tem em meta proporcionar qualidade e favorecer ao aluno a especificação necessária para adentrar nos cursos universitários e posteriormente no mercado de trabalho.


Insp-Total

INTEGRAL

TOTAL_ALIMENTAÇÃOSAUDÁVEL

O projeto Alimentação Saudável tem como finalidade desenvolver um trabalho pedagógico sobre a importância de uma boa alimentação promovendo a consciência dos alunos em relação a uma boa alimentação e hábitos alimentares saudáveis.

 

 

TOTAL_SAUDE

O projeto Saúde Total tem como objetivo principal incentivar os alunos do turno Integral à adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja na escola, seja em casa.

 

TOTAL_ESTUDO

A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes – e deve ser incentivada. O projeto Estudo Dirigido tem como objetivo principal sistematizar o aprendizado da sala de aula através da execução da tarefa de casa e da revisão dos conteúdos, aprofundando os conhecimentos.

TOTAL_ARTEPORTODAPARTE

O projeto Arte em Toda Parte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. O  aluno do turno Integral  desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas como  cantar, dançar, representar, pintar, desenhar quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

 

TOTAL_CONVIVER

O projeto Conviver promove o desenvolvimento da identidade de ser e pertencer ao mundo através da aquisição dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. O projeto leva o aluno a exercitar sua capacidade de se expressar e ao mesmo tempo respeitar a  individualidade das pessoas.

 

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?