Qual a função da Assembleia Legislativa?

Aprender desde cedo de que modo, por quem e por onde são feitas as leis que regem o nosso cotidiano é fundamental para que possamos ser cidadãos mais conscientes, a fim de construir uma sociedade melhor e mais justa. Os alunos do 8º ano do INSP, portanto, tiveram esta oportunidade ao visitarem a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a ALERJ, em sua primeira aula de campo deste ano.

16

Lugar que, historicamente, presumiu a criação do Município Neutro na área atualmente compreendida pela cidade carioca, a ALERJ se localiza na Rua da Assembleia, no Centro do Rio de Janeiro. Hoje, a Assembleia Legislativa é integrada por 70 deputados estaduais, que representam eleitores das mais diferentes regiões, dos vários bairros e de todas as classes sociais. A principal função do órgão que representa o Poder Legislativo é criar leis para o Estado.

Considerando esta perspectiva, os estudantes, ao compreenderem de perto o funcionamento e a importância do Poder Legislativo no cotidiano, aprofundaram-se ainda mais nos conteúdos que são abordados pelas disciplinas de História e Geografia. “Esta experiência é única porque muitos confundem-se ao, simplesmente, explicarmos como o poder legislativo funciona, por ser mesmo complicado de entendê-lo desse modo. Acho que a visitação ao local esclarece melhor as dúvidas e faz os alunos compreenderem este mecanismo.” – diz o Prof. Luiz Fernando Queiroz, de Geografia, que acompanhou os estudantes no passeio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?