Quem não gosta de resolver um bom desafio e ativar a mente?

No INSP Júnior, o treino das habilidades matemáticas e a resolução de desafios estão presentes semanalmente. Este ano, durante o lançamento do projeto Matemágica, que propõe a intensificação do treino da Matemática por meio de exercícios constantes, os estudantes receberam um desafio: através da técnica do Tangram, cada turma deveria montar uma figura sorteada na hora da entrada, descobrir a montagem dentro de sala e depois levar o desafio pronto para as coordenadoras verificarem.

“Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5

triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo essa lenda, um imperador chinês quebrou um espelho e, ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. O desafio consiste em montar a figura e não deixar nenhuma peça sobrar e o encaixe deve ser perfeito.” (fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br)

O projeto Matemágica, faz parte do Programa A Grande Conquista, que fundamenta o fazer pedagógico da Rede Piedade de Educação. “São cerca de 400 exercícios matemáticos, entre atividades de treino e propostas desafiadoras, além de todas as tarefas apresentadas nos livros didáticos e nos exercícios regulares nos cadernos.”, explica a coordenadora pedagógica Márcia Helena Esteves.

A vice-diretora Valéria Picorelli conversou com os estudantes sobre a importância desse projeto para o futuro escolar dos alunos. “O projeto Matemágica dado aqui no Ensino Fundamental I é essencial como base para o Ensino Fundamental II, uma vez que a partir do 6º ano começam as Olimpíadas de Matemática, tanto a OBM, Olimpíada Brasileira de Matemática, como a internacional Olimpíada Canguru de Matemática. Com isso, todos terão mais chances de ganhar medalhas”- concluiu a vice-diretora.

O prazer da vitória quando se pode solucionar situações desafiadoras é um sentimento estimulado ao longo de todo o trabalho pedagógico do INSP Júnior – o Ensino Fundamental 1 do INSP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.