Quem vai casar com a Dona Baratinha?

No INSP, a paixão e o hábito pela leitura são coisas estimuladas desde a Educação Infantil, através do PLINSP, Projeto de Leitura do Instituto. No projeto são desenvolvidas atividades, de forma lúdica, que visam introduzir a criança no mundo da imaginação facilitando o seu desempenho no processo da alfabetização.
Para trabalhar e desenvolver esses conceitos, as turmas do Pré II realizaram atividades com o livro “A Dona Baratinha”, da autora Ana Maria Machado. A história fala da personagem do título que ao achar uma moeda, resolve se casar, e para achar o noivo ideal, fica na janela observando os animais que passam e tentando decidir quais dariam um bom marido. “Trabalhando com a leitura, levamos o nosso aluno a refletir, argumentar, a conhecer o mundo que o cerca, a construir o seu conhecimento”, explica a professora Fabiana Rocha.
As atividades foram diversificadas, iniciando com a leitura e interpretação da narrativa pelas professoras no Kids Place. Também foram feitos jogos como palavras cruzadas, perguntas e respostas e associação de palavras com desenho. De acordo com a educadora Neila Baptista, “a oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de maneira integrada, servindo de ferramenta uma para a outra.”
“As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis”.
Carlos Drummond de Andrade

Seguir nas redes socias

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 1)

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 2)

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais