Quem vai casar com a Dona Baratinha?

No INSP, a paixão e o hábito pela leitura são coisas estimuladas desde a Educação Infantil, através do PLINSP, Projeto de Leitura do Instituto. No projeto são desenvolvidas atividades, de forma lúdica, que visam introduzir a criança no mundo da imaginação facilitando o seu desempenho no processo da alfabetização.

Para trabalhar e desenvolver esses conceitos, as turmas do Pré II realizaram atividades com o livro “A Dona Baratinha”, da autora Ana Maria Machado. A história fala da personagem do título que ao achar uma moeda, resolve se casar, e para achar o noivo ideal, fica na janela observando os animais que passam e tentando decidir quais dariam um bom marido. “Trabalhando com a leitura, levamos o nosso aluno a refletir, argumentar, a conhecer o mundo que o cerca, a construir o seu conhecimento”, explica a professora Fabiana Rocha.

As atividades foram diversificadas, iniciando com a leitura e interpretação da narrativa pelas professoras no Kids Place. Também foram feitos jogos como palavras cruzadas, perguntas e respostas e associação de palavras com desenho. De acordo com a educadora Neila Baptista, “a oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de maneira integrada, servindo de ferramenta uma para a outra.”

“As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis”.

Carlos Drummond de Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.