Quem vai cuidar do planeta?

“Quem vai cuidar do nosso planeta?” – perguntou o biólogo Daniel Esteves para os alunos do 4º ano que assistiam a sua palestra com atenção. Com essa pergunta, o palestrante iniciou sua conversa com os estudantes aguçando a curiosidade da atenta plateia.

A palestra abordou assuntos como os agrotóxicos usados na agricultura e as diferenças entre a monocultura e a policultura, assuntos que eles sabiam de cor. Ela faz parte do projeto Leitura de Princípios, que a cada bimestre trabalha um tema relevante na construção de um ser integral, como a educação ambiental. A leitura de um livro é realizada neste período e atividades diversificadas são proporcionadas aos alunos.

O livro lido para esta atividade foi o “Turma da horta viva: como tudo começou?” que conta a história de um grupo de amigos que resolvem fazer alguma coisa boa para o bairro e decidem limpar um terreno baldio para plantar uma horta.

A Ecologia é um tema importante na formação das crianças e a forma como foi abordada na palestra trouxe muito mais do que a preservação do meio ambiente. Assuntos como a Permacultura, que consiste em um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza, agricultura familiar e o uso da mão de obra quase escrava ainda nos dias de hoje (as crianças ficaram chocadas com isso), fizeram os alunos refletirem sobre como podemos mudar o mundo sem danificar ainda mais o meio ambiente e ainda sim tirar o que precisamos dele. Daniel Esteves ainda mostrou as agroflorestas que ajudam a preservar os animais que dependem da mata para sobreviver.

Ao final do encontro, os estudantes puderam responder à pergunta inicial, “Quem vai cuidar do nosso planeta?” . “Nós!”  – responderam todos juntos com entusiasmo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?