Relacionamentos: o primeiro contato

INS_3779“Mesmo que não venha mais ninguém, ficamos só eu e você…”. A frase, que compõe a música “Mais Ninguém”, da Banda do Mar ressoou como som ambiente durante a palestra sobre relacionamentos ministrada pela psicóloga do Insp, Kátia Bellis.

No evento, realizado em março, foram abordados assuntos como ciúmes, namoro, amizade e outros tipos de relacionamento mais comuns na adolescência. Atentos, os estudantes ouviram que durante a adolescência eles desenvolvem mais a autoestima e conhecem mais a si mesmos. Segundo a palestrante, essa etapa da vida necessita de colaboração entre família e escola para apoiar e orientar os jovens. “Assim, os adolescentes entendem que o diálogo é o melhor meio para tirar duvidas e esclarecer suas preocupações”, conclui Kátia.

INS_3768Entusiasmados com o assunto, alguns estudantes comentaram suas experiências, expectativas, curiosidades e duvidas. Para a Psicóloga, a adolescência também é a fase das descobertas dos limites, vínculos, corpo e sentimentos. “É quando os olhares se cruzam tentando buscar no outro uma emoção diferente”, explicou Kátia, que também abordou a diferença entre relacionamentos saudáveis e patológicos.

Esclarecendo aos estudantes que  A o relacionamento patológico é o comportamento excessivo, a palestrante afirmou que é preciso evitar de cuidar de si para dar total atenção ao parceiro a ponto de abandonar atividades e interesses anteriormente valorizados. Veja, abaixo, alguns sintomas do relacionamento prejudicial:

  • Necessidade de estar perto fisicamente do companheiro ao ponto de tornar-se aflitiva;
  • exclusividade de prazer cada vez mais restrita ao outro;
  • diminuição e até perda do prazer em atividades em que antes fazia sozinho;
  • sintomas de abstinência e ansiedade perante ausência do outro;
  • ansiedade, sensação de pavor, sintomas físicos (tremor, sudorese, taquicardia, falta de ar) e até mesmo a imaginação de perder o outro, semelhante a ataques de pânico ou fobia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.