Retiro de Educadores INSP

“O retorno ao coração”, com esta premissa reuniram-se dezenas de professores e funcionários da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade no Retiro de Educadores 2014 no Asilo São José, em Caeté/MG de 1 a 3 de maio.

“Mais importante do que a quantidade de dias que vamos passar juntos é a intensidade com que podemos nos colocar nestes dias. Pedimos a Deus e a Jesus Cristo muita alegria e paz para estejamos dispostos!”, foram algumas das palavras de boas-vindas da Madre Neuza Cota da Silva.

“Agradeço o esforço que todos fizeram em deixar família e enfrentar estrada e saibam que o maior desafio é estar inteiro onde estamos.”, falou Irmã Márcia, coordenadora do Retiro e diretora do INSP Flamengo. “Temos um encontro com nosso coração! Vamos resgatá-lo!”, enfatizou.

ZLE_2172“Espiritualidade é a arte do somar, estamos aqui para somar, para sermos mais!”, foram algumas das palavras iniciais de Padre Luiz Eustáquio Nogueira, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que conduziu o retiro.

Partindo de textos de Artur Andrés, Eckhart Tolle, Bispo Kallistos Ware, Ignatius Brianchaninov entre outros, Padre Luiz levou os presentes a refletirem sobre seu dia a dia e suas atitudes. “Podemos ser como abelhas ou moscas. Aonde cada uma vai? O que cada uma carrega consigo? Nossa iniciativa deve ser positiva e frequente. O tempo que passaremos aqui será o momento de ter coragem para nos percebermos.”, explicou o Padre. “A maior guerra que temos é conosco mesmo.”

Na manhã de sexta, 2/5, exercícios ao ar livre, antes mesmo do desjejum, deram o tom e a disposição para o dia de muita reflexão. O espaço era propício e convidativo, afinal, neste mesmo local, em 1892, há 122 anos, Monenhor Domigos iniciava a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. À noite, a capela, iluminada por velas, recebeu os educadores para uma celebração eucarística especial.

ZLE_2215Subir a pé a serra da Piedade foi o programa de um grupo de 13 educadores no sábado de manhã, 3/5. Após encontrarem-se às 5h em frente a Capela, seguiram rumo ao topo da Serra da Piedade, com 1.746 metros de altitude. O Corcovado tem 710. Os demais educadores fizeram o trajeto com os ônibus às 7h. Na volta, todos participaram da finalização do retiro e voltaram para casa com a fé renovada.

“Foi surpreendente! Pude me ver nos diversos exemplos”, disse Altamira Ramos, do Instituto São José, Sobradinho/DF. Para muitos, como disse Eduarda Maia de Divinópolis, aconteceram dois retiros, o do roteiro e outro nos bate papos e nas rodas de violão.

“Os ensinamentos desses dias com certeza serão usados em minha sala de aula,e m minha família e em minha vida…”, disse Flávio Queiroz, do INSP Flamengo, durante o momento de avaliação final.

Para Juliene Batista, do INSP Jacarepaguá, foram momentos de reconhecer a presença de Deus. Segundo Moisés Souza, do INSP Flamengo, às vezes, nosso ego e expectativas nos fazem vazios: só pedimos e buscamos. “Saio daqui melhorado,  feliz e, além disso, pude conhecer colegas que agora são amigos. Foi agregador. É o que levo.”  – finalizou o educador.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?