Roda de Conversa abre programa de formação de pais 2018 no INSP

“Será que estou exigindo demais do meu filho?”, “Ele não gosta de estudar, o que faço?”, são perguntas que a maioria dos pais já se fez. Mas como resolver essa situação? O INSP realiza, anualmente, o Programa de Formação de Pais, Estudantes e Professores, no qual são ministradas palestras e reuniões para auxiliar os pais na nobre tarefa de criação dos filhos.

A Psicóloga Kátia de Bellis abriu o ciclo de encontros com o Projeto Roda de Conversa, em que os responsáveis puderam, em um bate-papo conduzido pela profissional, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências e vivências.

Segundo Kátia, é nos segmentos iniciais, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que a maioria dos hábitos para os estudos são criados. E foram estes os segmentos que deram início ao projeto. Para o INSP Kids, o tema do Roda de Conversa foi ” Desafios da Educação – Limites e culpas. O que devo fazer?”. Dentre vários esclarecimentos, a psicóloga falou sobre os valores que os pais estão passando aos seus filhos e a importância de explicar às crianças os motivos do “não” e da imposição de regras dentro de casa. “Regras e limites ajudam muito na formação do ser humano até em questões como o consumismo infantil, por exemplo”, explicou a psicóloga.

Já no INSP Júnior, segmento em que os educandos enfrentam novas responsabilidades e novos desafios, o tema da Roda de Conversa foi “O estabelecimento da rotina de estudos em casa: principais entraves e casos de sucesso”. Assim, os pais receberam esclarecimentos sobre as possibilidades que têm para ajudar os filhos.

“Ao criar uma rotina de estudos com horários estipulados e método para as atividades da escola, a criança passa a entender e a saber lidar com os prazos, além de começar a adquirir responsabilidade com os seus deveres”, relatou Kátia. “Estudar é como um esporte; é preciso praticar para conseguir chegar lá. Somente com o treino, a criança aprenderá a matéria, porém tudo deve ser dosado para que ela não fique sobrecarregada” – concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?