Saiu na mídia!

Parece que 24 horas são poucas para comemorar tudo o que o dia 12 de outubro representa: além do Dia das Crianças, a data foi escolhida para celebrar o Dia da Nossa Senhora Aparecida, o Dia Nacional da Leitura e, hoje na série Música da Semana, o Dia do Mar. O Instituto Nossa Senhora da Piedade, prestou sua homenagem a esse dia com as canções de Dorival Caymmi, na chamada Suíte do Pescador. Dê o play para ouvir a professora Cristina Salles e os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental entoarem as canções O Vento, Maracangalha e Minha jangada vai sair pro mar, do maior nome da música praieira no Brasil.

As músicas de Caymmi, baiano que esteve entre a gente desde 1914 até 2008, são consideradas o retrato mais fiel que já foi feito sobre o mar e as sociedades praieiras. A figura do pescador, protagonista de suas canções, é retratado como figura valente, que desafia mas também respeita o mar, e que tem na sua profissão o risco de não conseguir voltar para casa ou seu sustento. “Cada vez mais, a pescaria artesanal está sendo substituída pela industrial, que faz a extração dos peixes em maior escala e com equipamentos mais especializados”, explica o professor de geografia Camilo Delgado, do Colégio Pentágono, em São Paulo. “Enquanto os pescadores e as comunidades praieiras mantêm um equilíbrio ecológico no ecossistema, a pescaria industrial causa mais impacto, influenciando no ciclo de vida dos peixes e na temperatura da água”.

Você reparou que, além das letras das músicas, as crianças também faziam sons que remetiam ao mar e à praia? É possível nos transportarmos com o som, portanto, para onde quisermos. Tente fechar os olhos e por alguns instantes imaginar o som das ondas do mar. Seria possível imitar esse som com a boca? Ou ainda com objetos à sua volta? Vale construir instrumentos para entrar na brincadeira também! Se você tem a oportunidade de morar em um lugar com praia, não perca a chance de ouvir o som de verdade para se inspirar.

A notícia foi veiculada no site do grupo Abril “Educar para Crecser“, na sessão de cultura, série música da semana dia 22 de julho. Confira o trabalho da professora de música, Cristina Salles e dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi, confira:

 

Texto: Isadora Bertolini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?