Sejam bem vindos ao Ciência em Ação!

Você sabe o que levou o homem a todos os avanços tecnológicos que conhecemos nos dias de hoje? A curiosidade!

Ela é a maior característica das crianças, que desde o nascimento são pequenos exploradores. E por que não levar a curiosidade para a sala de aula? O INSP apresentou em 2018 seu novo projeto dentro do Programa A Grande Conquista: o Ciência em Ação, que enfatizará a aprendizagem das habilidades relacionadas aos procedimentos da metodologia científica. O método científico é um conjunto de processos por meio dos quais um cientista consegue propor um conjunto de explicações para fenômenos, constituição e formação de materiais etc.

O 3º ano do Ensino Fundamental mergulhou em várias experiências e, na prática, descobriram alguns  princípios científicos que estão presentes no nosso dia a dia, como o de que o ar, mesmo sem poder ser visto, existe e ocupa espaço, que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e o princípio da impermeabilidade.

Para tanto, usaram materiais corriqueiros como garrafa PET, funil, massinha, plásticos, moedas, papel e até casca de laranja. Mas o mais importante, seguiram todos os passos da metodologia científica: a observação, o questionamento, a elaboração de hipótese e a conclusão.

Dando prosseguimento ao método científico, a professora Marcele Donadoni levou seus alunos para a aula de informática onde a turminha assistiu a um vídeo sobre os diferentes estados .

“As experimentações foram realizadas antes do conteúdo em sala de aula, para que a criança vivencie antes a prática e depois entenda melhor o que irá aprender no livro”, explica Sabrina.

Experiência par comprovar que o ar existe

Materiais:

  • 01 garrafa PET vazia e transparente,
  • massinha, 
  • funil de plástico,
  • água

Execução: 

Colocando o funil na boca da garrafa, vedar com massinha para que o funil fique firme e que o ar só consiga entrar por ele.
Derramando a água devagar, observe se ela irá cair dentro da garrafa.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?