Semana dos Testes Vocacionais

ins_6076Para o 9º ano já é chegada a hora de pensar no futuro! O OrientaMax – projeto de orientação profissional do INSP – levou os educandos do segmento para a semana de testes vocacionais.

O trabalho de orientar os estudantes para suas carreiras começa no 9º ano do Ensino Fundamental para que, ao chegarem ao Ensino Médio o momento da escolha seja mais tranquilo, explica a orientadora educacional Regina Tostas. “O momento é deles. Eles precisam pensar nas suas escolhas, analisar as carreiras existentes, verificar o mercado de trabalho e reconhecer suas habilidades e competências”, explica Regina.

ori_orientamaxAs atividades do OrientaMax começam com o teste online objetivo e, posteriormente, um atendimento individual com a orientadora educacional dá a sequência aos trabalhos. Isto, no 9º ano e, nos anos posteriores, trabalhos diferenciados são desenvolvidos até a 3ª série do Ensino Médio, como: simpósios, visitas às universidades, semana das profissões e mais encontros individuais conforme a demanda de cada estudante.

Com o advento da internet as informações estão muito mais disponíveis. Segundo a orientadora educacional, hoje em dia, está tudo nas mãos deles, escola e família precisam juntas apontar o caminho. Aliás, a educadora enfatiza que não adianta apenas conhecer os cursos, as profissões e o mercado de trabalho, a família também tem seu papel neste processo decisivo. Muitas vezes, os pais querem que os filhos sigam uma carreira mas este não é o desejo do adolescente. Assim, a família desempenha papel importantíssimo de apoio para esta etapa decisiva.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?