Shinyashiki: depende de você transformar desafios em grandes conquistas!

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes para prestigiar a palestra de Eduardo Shinyashiki que integrou as comemorações dos 20 anos do INSP! O Instituto trouxe ao Rio, na terça-feira, 19/10, um dos palestrantes mais requisitados do país. Autor de vários livros e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e à Educação, Shinyashiki falou sobre os métodos para transformar os desafios diários em conquistas a serem alcançadas.

000004517120Eduardo Shinyashiki começou a palestra exibindo um vídeo que apresenta o desenrolar de uma história de amor feliz iniciada no trânsito, quando o motorista, que estava com o pé no freio, retira-o por descuido e bate no carro da frente. O incidente acaba por fazê-lo conhecer e se apaixonar pelo grande amor de sua vida. A trama se desenrola até o casal ficar idoso e recordar todas as celebrações de bodas. “E imaginar que tudo isso aconteceu porque eu bati no seu carro naquele dia…”, diz o marido que é interrompido pela voz da esposa “Querido, você ainda está com o pé no freio”. Ele acorda e vê que tudo não passou de um sonho. O palestrante usou o vídeo para iniciar o fio condutor de sua palestra. “Nosso problema é sonhar com o pé no freio, temos que tirar o pé do freio”, explica Shinyashiki.

Eduardo também trouxe para sua palestra alguns dos processos neurológicos do ser humano dos dois aos dezessete anos de idade. Segundo ele, as crianças usam cerca de 100% da “capacidade de aproveitar a vida”, pois tem muita curiosidade, capacidade de argumentar e de querer descobrir o que está ao redor. Aos 17 anos, essa capacidade é reduzida à metade pois já são influenciados pelos hábitos sociais que os levam à acomodação e à falta de curiosidade pelos acontecimentos mais simples da vida. Desta forma, segundo o palestrantes, o adulto torna-se um ser previsível. “O que presenciamos nos adultos e idosos não é degeneração, e sim acomodação”, conclui.

000004105472Shinyashiki elogiou o Programa A Grande Conquista que fundamenta o fazer pedagógico do Instituto Nossa Senhora da Piedade e ainda contribuiu para uma reflexão sobre este paradigma. “Para viver a grande conquista, precisamos ter o domínio dela. Muitas vezes, a vida passa no ‘piloto automático’ e nem percebemos”, relata o mestre em neuropsicologia que também trouxe ao público questões sobre a inteligência emocional e a relação destes temas à capacidade das famílias em educar seus filhos e ajudá-los a lidar com os nãos da vida.

A avó da aluna Giovana do 4º ano, Vera Vilma Ribeiro, elogiou a iniciativa da escola em proporcionar momentos como este, por trazer os pais à escola. “Gostaria de parabenizar a toda equipe do INSP por essa palestra, e que o retorno dos pais sirva de incentivo para a escola continuar a formar os alunos com amor e dedicação.”, disse Vera.

Já a ex-aluna Bruna de Souza e seu irmão Diego, vieram assistir a palestra em nome dos pais que não puderam comparecer e acabaram surpreendendo-se além, é claro, de formar ideias e pensamentos sobre o que foi dito. “A parte em que ele (Eduardo Shinyashiki) fala sobre os pais darem mais autonomia para os filhos foi bem interessante, porque vimos que realmente nós somos os protagonistas da nossa própria vida, e precisamos de espaço para isso”, explica Bruna.

A mãe da aluna Tathyanne Sanches do 8ºano, Kátia Sanches, trouxe o filho mais velho e acabou sendo uma das pessoas sorteadas no momento dos brindes. Ela foi contemplada com a rematrícula da filha para o ano letivo de 2017. Como frequentadora de palestras, ela se surpreendeu com o modo como os assuntos foram abordados, e gostou muito do que viu e ouviu. “A palestra foi ótima, a gente se identificou com muitas situações. As reflexões que ele deixou, de uma forma positiva, alegre e dinâmica, pontuou nossa vida”, disse Kátia.

Eduardo Shinyashiki colabora periodicamente com artigos e entrevistas para os mais importantes veículos de comunicação do país, é colunista da Revista PSIQUE e autor dos livros “Viva como Você Quer Viver”, “A Vida é um Milagre” e “Transforme seus Sonhos em Vida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?