Solidariedade extraordinária

A obra Extraordinário proporcionou aos estudantes do 8º ano do INSP Max  significativas experiências de aprendizado. Além de conhecerem uma história inteligente, sensível e leve com mensagens sobre amor ao próximo, eles puderam exercitar valores como a solidariedade, o respeito, a tolerância e a dignidade na Avaliação Diversificada de Língua Portuguesa.

Após lerem o livro e verem o filme, os alunos debateram  em sala de aula as questões levantadas nas produções, com a mediação das professoras de Português e Redação. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a psicóloga e advogada Ana Maria Fernandes, portadora da síndrome de Treacher Collins, a mesma do personagem principal, que foi ao Instituto relatar sua experiência de vida.

A parceria das famílias dos estudantes foi imprescindível para a realização do projeto. Elas participaram ativamente levando as turmas para visitas em abrigos, orfanatos, ONGs e hospitais, nos quais doaram alimentos, brinquedos e roupas arrecadados no INSP.

“Essa Avaliação Diversificada de Língua Portuguesa explorou, de forma mais ampla, a educação para a construção da cidadania aliada ao aprendizado científico. Respeitar a vida, repelir a violência, ser generoso, ouvir para compreender, e redescobrir a solidariedade são as palavras-chave nesse trabalho”, declarou a docente Valéria Barbosa.

Os familiares e amigos dos estudantes puderam conferir o resultado dessa empreitada  na Feira de Ciências, que aconteceu no dia 28 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.