Tarde de conhecimento na Casa da Ciência com a UFRJ

Na tarde de sábado, (24/03), o Ensino Médio participou de  uma palestra  com o renomado neurocientista e Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Stevens Rehen, na Casa de Ciência da UFRJ.

A visitação, além de exclusiva para os estudantes do INSP, foi dinâmica e muita prática envolvendo oficinas, vídeos e até a manipulação de microscópios, tudo com orientação dos docentes do INSP, Dyanna Galaxe e Thiago Albuquerque, e dos profissionais da UFRJ.

Na palestra com o dr. Rehen, as turmas da 2° e 3° séries do Ensino Médio tiveram uma conversa sobre ciência e saúde. No início da palestra, Stevens explica que “ciência tem um lado lúdico, mas não podemos esquecer de sua importância”. O neurocientista abordou diversos assuntos, como o significado e importância da ciência e o uso da memória, dando dicas aos alunos para que possam melhorar sua aprendizagem. Foram citadas também as tecnologias e seus benefícios para o ser humano e as descobertas já feitas, além de novos estudos.

A satisfação com as práticas foi unânime entre os alunos. Os estudantes se interessaram muito pelas  atividades abordadas nas oficinas e com o aprendizado obtido.

Para Larissa Louros, Matheus Nakato, Maria Isabel Oruba e Beatriz Maços, da 2° série, e Pedro Henrique Barbosa, da 3° série,  a palestra abriu seus horizontes, pois tiveram acesso às informações que não eram de seus conhecimentos e que os aproximou mais de suas escolhas profissionais: Medicina, Biomedicina e Medicina Microscópica.

A aluna Maria Alice do Carmo, da 3° série, que quer cursar Biologia e se especializar na área Evolutiva, comenta: “As oficinas não tinham muita teoria, e sim mais  prática, assim fica mais fácil de aprender”.

“Trouxeram ao máximo o contato com a área da saúde, com muita informação e linguagem simples e instrutiva” relata a aluna do 3° ano Gabriela Villar, que tem interesse nas áreas de saúde,  História e Direito.

Assim como todos os alunos, o estudante da 2° série, Pedro Cardoso também gostou muito da palestra e das atividades abordadas nas oficinas. O que mais chamou a atenção de Pedro, foi a habilidade do palestrante em  responder todas as perguntas feitas e abordar diversos assuntos, lincando com temas de fácil acesso e de conhecimento geral. O estudante tem interesse em seguir na área da tecnologia associada em ajudar as pessoas.

Ao final das atividades os alunos da turma 3001 presentearam o neurocientista com uma camiseta confeccionada pela mini-empresa da turma como forma de agradecimento.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?