Universidade de Coimbra visita o INSP e fala aos estudantes do Ensino Médio

DESTAQUE (664 x 440)

Representantes da Universidade de Coimbra, Portugal, fizeram uma visita na terça (01/03) ao INSP para apresentar a universidade aos estudantes do Ensino Médio. O motivo do possível interesse veio a partir de março de 2014, quando a UC – Universidade de Coimbra, passou a aceitar os resultados do ENEM no seu processo seletivo de graduação.

Para tentar uma vaga na tão concorrida e requisitada universidade europeia é necessário que o aluno não tenha nacionalidade portuguesa, tampouco de outro país membro da União Européia e nem residência habitual nos respectivos países. A UC aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizerem o ENEM em 2016 ou que o tenham feito nos 3 anos anteriores (2015, 2014 ou 2013) e que tenham diploma do Ensino Médio.

A palestrante, Isabel Mouta, ressaltou os principais pontos positivos da Universidade, como:

  • Qualidade acadêmica;
  • produção científica avançada;
  • diploma reconhecido internacionalmente;
  • universidade como patrimônio da humanidade;
  • ambiente diversificado;
  • serviços de apoio ao estudante;
  • serviços públicos de saúde de qualidade;
  • vida cultural e esportiva;
  • viagens rápidas e acessíveis para toda a Europa e
  • cidade universitária – segura e moderna.

Uma das Universidades mais prestigiadas da Europa, a Universidade de Coimbra também oferece cursos como aprendizagem de idiomas e intercâmbio acadêmico com preparação linguística e de imersão cultural facilitando assim o aperfeiçoamento da aprendizagem.

Algumas dúvidas apresentadas pelos alunos e esclarecidas na palestra foram:

A UC é pública e gratuita?

A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. No entanto, como em muitos outros países, mesmo sendo uma instituição pública os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos.

Não tenho meios de subsistência para estudar em Portugal, tenho como conseguir bolsas ou outras ajudas financeiras?

A Universidade de Coimbra recomenda que os alunos venham a Portugal com autonomia financeira porque não existem bolsas de estudos para os estudantes internacionais nos moldes idênticos aos do Brasil.

Posso trabalhar em Portugal?

O visto de estudante não contempla a autorização de trabalho remunerado.

Por que o curso de Medicina e de Medicina Dentária não estão sendo oferecidos aos estudantes internacionais?

A Universidade de Coimbra não pôde abrir candidaturas para o Mestrado Integrado em Medicina e em Medicina Dentária, através do concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais, atendendo ao despacho emitido pelo governo português, que contém essa restrição.

De acordo com o Coordenador do Ensino Médio, Gabriel Morse, a visita da Universidade de Coimbra foi muito gratificante para os alunos e durante o encontro, foi possível comprovar a magnitude a representatividade de uma instituição com 726 anos de tradição. “É um momento especial ver o INSP ser escolhido para fazer parte do roteiro de visitações e confirmar que os resultados do Enem elevaram o Instituto Nossa Senhora da Piedade e seus respectivos alunos a um patamar internacional de excelência acadêmica.”, comentou o pedagogo.

Atenção aos interessados:

O 2° processo seletivo terá suas inscrições abertas dia 15 de abril 2016 com resultados dia 29 de abril. E também terá um 3° processo seletivo no dia 13 de junho com resultados em julho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?