Uso do celular ao volante é pauta em aula do INSP

O celular é a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet, perdendo apenas para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante. São 150 vítimas por dia, 54 mil ao ano.

Dados tão alarmantes exigem uma rígida campanha educativa. O INSP saiu na frente e levou os estudantes do 8º ano para uma aula prática de Ciências onde puderam constatar os perigos que envolvem tentar realizar tarefas distintas ao mesmo tempo. No Espaço Pietá eles participaram de dois experimentos para que pudessem perceber a diferença que pode haver no tempo de reação de acordo com o número de atividades que estão exercendo.

Enquanto caminhavam tentando digitar no celular, o professor arremessava uma bolinha para que tentassem pegar, primeiro a 10m de distância, em seguida a 5m. Após experimentarem a árdua tarefa sem muito sucesso, os próprios alunos chegaram rapidamente à conclusão de que há uma grande queda na qualidade da atenção quando estão tentando realizar duas atividades simultaneamente.

“A atividade foi feita como introdução ao capítulo em que estudaremos o sistema nervoso e, em um de seus desdobramentos, falamos sobre “tempo de reação”, o que foi testado durante a aula de hoje”, explica o professor de Ciências e Bilogia , Fernando Soutelino.

A ideia surgiu de observar os jovens (e os adultos) “acreditando” que podem fazer mais de uma tarefa simultaneamente,com a mesma qualidade, como se estivesse fazendo cada uma separadamente. É importante mostrar aos alunos, de forma prática, que há perda de qualidade nas ações, por mais simples que elas sejam.

Após a atividade, houve um debate em sala de aula onde  sobre situações  que tiram parte da atenção do que está ao redor e, consequentemente,  aumentam os riscos de acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.