V Jogos da CIANSP: aprendizado além do esporte!

No período de 03 a 07 de junho, o INSP esteve representado pela sua delegação na 5ª edição dos Jogos Estudantis da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Piedade, a CIANSP, na cidade de Congonhas-MG. Os alunos competiram em diversas modalidades esportivas, em busca de diversão, socialização e integração com outros estudantes da rede de instituições educacionais mantidas pela Congregação.

A delegação, composta por 2 Irmãs, 3 Professores, 2 Coordenadores, 1 Orientadora Educacional, 4 funcionários e 83 alunos, ficou hospedada no Colégio Nossa Senhora da Piedade de Congonhas, que gentilmente disponibilizou suas dependências para os dias de competição. Dias esses que começavam logo cedo, com um café da manhã que antecedia as disputas programadas. Os jovens precisavam de força e disposição para se dedicarem nos esportes e na torcida por seus companheiros.

Durante os jogos, as equipes do INSP foram lideradas pelos professores de Educação Física, Fábio de Castro, Daniel Augusto e Augusto Stelling “Guto” . Os professores foram os técnicos das equipes e se empenharam a motivarem e orientarem os estudantes, durante os quatro dias de competição, nunca os deixando esquecer que independente do resultado, estar participando dessa experiência seria o mais gratificante.

De fato, o resultado não estava sendo encarado como fator motivador principal pela delegação do Insp. Mesmo assim, os quinze troféus refletiram o empenho da delegação do INSP Jacarepaguá. A propósito, é necessário saber lidar com derrotas, pois elas geram o aprendizado. Já as vitórias nos mostram que, quando há esforço e dedicação, se conquista o objetivo desejado. Os jogos serviram como grande lição de vida para os estudantes, que puderam vivenciar os dois lados das competições esportivas.

A Orientadora educacional Regina Tosta, um dos adultos que acompanhou o grupo, reforçou que os jogos mostraram aos alunos que, para que haja glória, necessita-se também do sacrifício: “Para dar um passo à frente, às vezes é preciso dar dois para trás. A união entre esporte e educação deve ser o caminho para um futuro melhor.” Regina também transmitiu o verdadeiro espírito dos jogos do CIANSP, lembrando que o esporte é um importante instrumento de união, educação e socialização: “Cadernos, livros, bolas e raquetes são os instrumentos que levam meninos e meninas a acreditar que é possível vencer e serem campeões tanto nos estudos quanto nos esportes.  Foi um prazer torcer pelos nossos alunos e alunas que se empenharam de coração”, concluiu.

“A cada viagem que realizamos com os nossos aluno, é grande o orgulho por termos jovens além de competitivos, educados, respeitosos e que de fato vestem a camisa e aderem o lema: INSP, o sucesso é aqui!”, relatou Valéria Picorelli Walter – Coordenadora do Ensino Fundamental II.

Foram quinze troféus: quatro de ouro, seis de prata e cinco de bronze:

  • Handball Juvenil Feminino – 2º Lugar
  • Handball Juvenil Masculino – 2º Lugar
  • Handball Infantil Masculino – 1º Lugar
  • Futsal Juvenil Masculino – 3º Lugar
  • Futsal Juvenil Feminino – 2º Lugar
  • Futsal Infantil Feminino – 3º Lugar
  • Vôlei Juvenil Masculino – 3º Lugar
  • Vôlei Juvenil Feminino – 3º Lugar
  • Vôlei Infantil Masculino – 1º Lugar
  • Vôlei Infantil Feminino – 2º Lugar
  • Tênis de Mesa Juvenil masculino – 1º Lugar
  • Tênis de Mesa Juvenil feminino – 1º Lugar
  • Tênis de mesa Infantil Masculino – 2º Lugar
  • Tênis de mesa Infantil Feminino – 2º Lugar
  • Xadrez Infantil Masculino – 3º Lugar

Até 2017, em Divinópolis/MG, cidade que será palco do VI Jogos Estudantis da CIANSP!

Acompanhe mais fotos no FACEBOOK DO INSP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?