Vencendo os desafios e construindo o futuro!

Períodos de transição sempre trazem insegurança e ansiedade. Para falar sobre estes momentos, o INSP trouxe para seu Programa de Formação de Pais e Alunos, Eduardo Shinyashiki, autor de vários livros e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e à Educação. Shinyashiki, um dos palestrantes mais requisitados do país, esteve no INSP falando sobre os métodos para transformar os desafios diários em conquistas a serem alcançadas.

Os períodos de transição são comuns na vida escolar. Assim acontece com os estudantes do 9º ano que estão prestes a deixar o Ensino Fundamental, onde passaram boa parte da infância e da pré-adolescência. Também passam por isso os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que estão com um pé na tão sonhada vida universitária. Para amenizar essa passagem, o Instituto Nossa Senhora da Piedade oferece além de atividades de convivência e da Feira das Profissões, palestras, como a ministrada por Shinyashiki, que trazem motivação e auxiliam a deixar claro o caminho a seguir, além de mostrarem “o novo” como uma possibilidade diferente a ser trilhada com coragem para enfrentar os desafios vindouros.

Segundo o palestrante, em algum momento da vida, as pessoas deixam de exigir mais de si mesmas, se acovardam e passam a aceitar o lugar comum – a zona de conforto se instala. “É nessas horas que vai fazer uma imensa diferença a energia que se move dentro de você, para enfrentar seus medos. Não é que você não sabe o que fazer, é que, às vezes, é seu medo que tomou a decisão por você”, revela Shinyashiki.

As competências sócio-emocionais representam outro tópico abordado por Eduardo que discorreu sobre como lidar com a auto-estima, o pensamento crítico, os relacionamentos e a determinação. Tentar transformar seus pontos fracos em forças e aproveitar as oportunidades para isso acontecer também são fundamentais para crescer e ter a capacidade para superar qualquer empecilho que venha surgir ao longo da vida, explicou Shinyashiki em uma transposição da metodologia de matriz SWOT – usada em planejamento estratégico – para a realidade dos estudantes e seus responsáveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.