Visita à natureza!

Existe maneira melhor de aprender sobre os diferentes tipos de clima, solos e ecossistemas do que indo a campo e vendo tudo de perto? Claro que em um país de dimensões continentais como o Brasil, estudar todos os tipos seria praticamente impossível. Por isso, dois deles foram escolhidos pelo professor de biologia do 8º ano do Ensino Fundamental, André Ribeiro, para uma aula de campo: os manguezais de Guaratiba e o Parque Chico Mendes.

“As aulas de campo são uma extensão das matérias dadas em sala de aula, para um melhor acompanhamento e fixação dos conteúdos, importantes na formação de base do aluno”, explica o professor de biologia André Ribeiro.

O Parque Chico Mendes é um lugar perfeito para estudo. Localizado no Pontal de Sernambetiba, faz parte do ecossistema Restinga, uma estrutura muito complexa e com grande diversidade biológica. Os estudantes puderam observar os pássaros e jacarés, além da vegetação litorânea que existe lá.

Nos manguezais, os “berçários do mar”, que só existem nas regiões de clima quente do planeta, os alunos conheceram os caranguejos, que são os animais mais vistos por lá. Porém muitos outros se reproduzem na região, que é protegida da ação do homem.

O INSP proporciona aulas de campo a todos os segmentos durante o semestre, seguindo os conteúdos dados no ano letivo. “Um dos objetivos, entre o de aprender mais, é internalizar conceito e valores éticos importantes na formação da cidadania, como a sensibilidade e respeito pela natureza, além do senso de responsabilidade na preservação do meio ambiente”, declarou o coordenador pedagógico Luiz Fernando Queiroz.

Saiba mais:

O Parque Natural Municipal Chico Mendes está localizado na Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba.
Telefone de contato: 2437-6400.

Os manguezais se encontram na Reserva Biológica Estadual de Guaratiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?