Vivenciar sempre!

As turmas de 3º ano do Ensino Fundamental estão colocando a mão na massa já no começo deste ano! Com atividades diversificadas, os alunos vão além de aulas teóricas dentro de sala construindo maquetes com as próprias mãos e vivenciando experiências em aulas de laboratório.

IMG-20160226-WA0029A dedicação, o talento e o entusiasmo foram os principais pontos durante a montagem das maquetes, atividade lúdica proposta pela disciplina de Geografia. A Coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Luciane Barros Esteves, considera uma aula significativa pois possibilita aos alunos a materialização de seu espaço em tamanho reduzido. “Além do lúdico, eles puderam aplicar conceitos de perspectiva e de projeção na temática geográfica”, acrescenta a pedagoga.

INS_3022Outra atividade que empolgou os pequenos cientistas, foi realizada na sala de laboratório, envolvendo novos experimentos sobre o ar, um dos quatro elementos naturais. Ao longo da aula, surgiram questionamentos como: “o ar realmente existe?”, “Como podemos comprovar a sua existência?”. Em parceria com o professor de Educação Ambiental, André Ribeiro, os estudantes puderam comprovar a existência do elemento junto. “Para eles, foi fascinante ver na prática o que tinham trabalhado em sala de aula. Prova disto foi os olhos atentos e curiosos o tempo todo”, comenta o educador satisfeito com a participação da turma.

Ambas as atividades, tanto a que provou a existência do ar quanto a que trabalhou escala, estão ligadas ao fato de possibilitar às crianças vivenciar praticamente os conteúdos trabalhados teoricamente em sala de aula. “Quanto mais a criança experienciar concretamente o que foi abordado pela professora, mais significativo e eficiente torna-se o aprendizado”, conclui a Coordenadora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?