A proposta é sensibilizar os alunos para que eles possam agir, com responsabilidade e consciência, para a conservação do meio ambiente e a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Esse é o objetivo principal da disciplina de APEA – Aula Prática de Educação Ambiental. Elázaro Moses, professor que ministra a disciplina no INSP Júnior – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – contou um pouco sobre o desenvolvimento das turmas. “Nossos alunos, ao longo do 2º e 3º bimestres, aprenderam a importância das diversas etapas de desenvolvimento dos seres vivos de uma forma alegre e dinâmica, assimilando os conceitos mais importantes para a construção de um melhor pensamento ambiental”, explica Elázaro.
Conheça algumas das atividades desenvolvidas durante as aulas de APEA:
- desenvolvimento de objetos utilitários a partir de material reciclável (bandeja, porta-copo etc.);
- montagem de cartazes sobre temas específicos trabalhados em aula;
- elaboração de ilustrações individuais a respeito dos temas abordados que visavam analisar a leitura de mundo;
- exibição de vídeos documentários sobre os hábitos que contribuem para um aumento de qualidade de vida (saúde, alimentação, higiene e agentes transmissores de doenças);
- aulas de campo rotineiras para observação do ambiente;
- manipulação de elementos que o compõem a horta experimental e o minizoo do INSP;
- cultivos de sementes, observando resultados positivos e negativos (girassol, quiabo, jiló, berinjela, pimenta, salsinha, coentrão, milho, cana-de-açúcar, espinafre, alface etc.);
- observação de pequenos invertebrados no Laboratório de Ciências (besouros, baratas, abelhas, embuás, lacraias, borboletas, gafanhotos, formigas etc.);
- realização de experiências para demonstrar a transpiração e decomposição dos seres orgânicos e sua extrema importância para o ciclo de vida ambiental e
- aprendizagem – com manipulação e degustação de frutas – sobre a importância de uma alimentação mais equilibrada.