Você tem 4 minutos?

Quero refletir com você sobre quatro fatores que podem fazer TODA DIFERENÇA EM SUA VIDA! Vamos lá?

VONTADE
Todos nós nascemos com capacidade de querer, e QUERER está diretamente ligado ao ESCOLHER FAZER ou DEIXAR DE FAZER algo. Movidos pela força interior, somos impulsionados a realizar desejos, projetos e sonhos. Mas para a REALIZAÇÃO, não basta só querer, é preciso ÂNIMO E CORAGEM e, assim surge a FORÇA DA VONTADE: o seu combustível para chegar às grandes conquistas! A força de vontade tem o gosto da vitória. Esse sabor vai te dar a certeza de que vale a pena superar a preguiça, vencer a tentação, derrotar hábitos negativos e alçar voo! Afinal, o mundo só se transforma quando você se transforma.

SENSIBILIDADE
É a capacidade de sentir e de ampliar a sua percepção do mundo. Para ser sensível é preciso desenvolver o autoconhecimento, a escuta e o silêncio. E fazer silêncio não é apenas calar-se, é também selecionar o que você absorve. Ser uma pessoa sensível é caminhar por dentro de si mesmo de olhos abertos… e mesmo assim contemplar e estabelecer sintonias com o mundo externo. Você já reparou como emana felicidade uma pessoa sensível? Permita-se emocionar-se com a arte, com uma música, uma poesia, a dança, o humor… Só agindo com sensibilidade você vai eternizar as coisas boas que vivenciar…
Por falar em eternizar… vamos ao nosso terceiro fator…

MEMÓRIA 
Memória é a capacidade que temos de guardar e recordar o passado. Já percebeu como sua memória relaciona seus pensamentos a imagens, a sons, cheiros e sabores… memorizar é relacionar tempo e vida.
Na aprendizagem, a memória é considerada o principal instrumento. Na psicologia, ela pode conter grandes mistérios. Purifique sua memória: registre e relembre o que é essencial, o que te faz bem!
Guardar palavras que envenenam e amedrontam é ir contra o propósito da memória – trazer à tona o que nos faz BEM. O próprio Papa Francisco afirma que a misericórdia proporciona esse exercício de desprendimento do que nos faz mal, pois ela abre a porta da mente e do coração. É o caminho para a construção da inteligência emocional…

INTELIGÊNCIA
A inteligência é a capacidade de compreender, refletir e interpretar. É a mais ampla das capacidades pois abre as portas para as inteligências múltiplas. Elas nos mostram os diferentes e maravilhosos processos mentais de nosso cérebro! Fazer cálculos, cantar, dançar, se expressar, escrever, liderar… cada um com sua inteligência. Mas pouco vale você ser inteligente se não cultivar o bem. Com a bondade, a inteligência transforma-se em sabedoria! Pense amplo e compartilhe conhecimento para fazer o mundo cada vez melhor.
E não desista, para ser inteligente é preciso ser forte mesmo após os tropeços da vida, afinal Deus é nossa fonte inesgotável de saberes.

Estas quatro reflexões foram inspiradas nas palavras de Monsenhor Domingos Evangelista, fundador da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Homem de fé, empreendedor e visionário, dizia que “OS OLHOS PODEM NOS ENGANAR, MAS A FÉ NÃO”.
O Programa A Grande Conquista é um conjunto de projetos que fundamenta o fazer pedagógico da Rede Piedade de Educação. Essas quatro diretrizes indicam a forma como o programa é desenvolvido: com vontade, com sensibilidade, com memória e inteligência.
Seja bem-vindo, seja bem-vinda a Rede Piedade de Educação!


Rio de Janeiro, 05 de fevereiro de 2018.
Texto: Madre Teresa Cristina Leite
Direção e locução: José Alessandro de Oliveira
Edição: Cezar Adnet Bava
Produção: ZELE Comunicação e Produção Cultural Ltda.

Assista aqui ao vídeo “Você tem 4 minutos?”

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?