Vota INSP: o exercício da cidadania!

INS_5254Entre os meses de março e abril, os estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental a 3º série do Ensino Médio participaram das eleições para professores e alunos representantes de turma, o Vota INSP. Como parte do 4º eixo do programa A Grande conquista, que visa construir um mundo mais irmão, o exercício da cidadania aproximado da realidade conscientiza para a formação de um mundo melhor.

Desenvolvido pela Edutec, o sistema automatizado para computadores que simula a urna eletrônica torna a eleição mais rápida e atual. Segundo a orientadora Regina Tosta, escolher os representantes de turma dessa maneira é uma prévia do que os jovens terão que fazer ao longo da vida. “Se o estudante vota consciente em quem vai representá-lo em sala de aula ele se torna capaz de compreender que, no futuro, escolher seus representantes governamentais também é um ato de responsabilidade consigo e com todos os cidadãos do País”, afirma Regina, que falou ainda sobre o adolescente compreender também sua capacidade de mudança. “Eles são a nova geração, conscientizá-los é mostrar que eles são capazes de transformar o mundo com boas atitudes”, concluiu a orientadora. 

INS_5247 Todo o processo é feito de maneira online e similar a urna eletrônica usada atualmente e, no Vota INSP, os adolescentes devem votar em um candidato do sexo feminino e um do masculino, e também escolher um professor para representar a turma, ao longo do ano letivo. Além de definirem seus porta-vozes, os alunos têm, nas eleições, a oportunidade lúdica de se ambientarem com a construção de sua própria análise sobre o perfil de cada candidato.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?