Acrósticos são usados para integração entre turmas

Bimestralmente, o projeto Leitura de Princípios traz aos estudantes do INSP Júnior um tema relevante na construção de um ser humano integral. O projeto integra o Programa A Grande Conquista – que fundamenta o fazer pedagógico do INSP – e aborda temas como respeito às diferenças, educação ambiental, educação financeira e a importância da família. Nas atividades do projeto o ponto de partida é sempre a leitura de um determinado livro.
Para as turmas de 3º ano, o livro escolhido foi o “Elê…, o quê?”, de Norma Sofia, que conta a história do menino que não gostava do próprio nome, ELEUTÉRIO. Na obra, o menino não gosta de seu nome e enfrenta problemas no colégio, principalmente na hora da chamada. Ao fazer amizade com um colega, que também tem um pequeno problema, Eleutério começa a descobrir formas de enfrentar seu problema.
Com base na experiência da personagem do livro, as turmas do 3º ano apresentaram para seus colegas do 2º ano uma forma criativa de trabalhar as diferenças de cada nome: o acróstico. Muito comum nas salas de aula nos anos 70, acróstico é o uso das letras iniciais ou finais de palavras, escritas uma abaixo da outra, no intuito de formar outra palavra quando lidas no sentido vertical. A criação de novas palavras dá-se a partir das letras iniciais, intermediárias ou finais de uma outra palavra. Os estudantes usaram o próprio nome escrito no sentido vertical e, ao lado de cada letra, escreveram, uma qualidade sua. Para finalizar o exercício, os alunos leram seus trabalhos em voz alta, exibindo muito orgulho de seus nomes!


 
 

Seguir nas redes socias

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 1)

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 2)

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais