Ciência sem mistérios

Contextualizando a aprendizagem, as experiências práticas são uma poderosa ferramenta para engajar os estudantes na construção de saberes e simplificar  a assimilação do conhecimento teórico.

Em uma aula de Ciências, o professor André Ribeiro propôs uma estratégia que  movimentou a curiosidade dos alunos do  do 6º ano acerca das roldanas, tipos de rodas utilizadas em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de um cabo, de modo que seja possível desviar a trajetória e, até mesmo, levantá-los. 

Manipulando um experimento simples, os jovens entenderam os conceitos que fazem esse mecanismo funcionar e porque ele é tão útil em diferentes áreas da sociedade que atuam com  levantamento dos pesos, a construção civil e as academias de ginástica.

“A aula prática constitui um importante recurso no processo de aprendizagem no ensino de Ciências, ainda mais, quando se discute, como as roldanas diminuem a força necessária para erguer objetos. A experimentação, alia teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno”, explica o professor André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?