Ensino Fundamental II

Do 6º ao 9º Ano

O Jeito Piedade de Educar busca promover o desenvolvimento de competências de natureza acadêmica, tecnológica, política, social, pessoal e ético-valorativa. A aprendizagem é compreendida como uma rede complexa de múltiplas competências, habilidades e conteúdos científicos e culturais que são desenvolvidos, tendo, como meta, um embasamento sólido e aprofundado que vai além de uma mera descrição conceitual.

O currículo de tal modo ressignificado pode, efetivamente, responder ao desafio contemporâneo de articulação entre fé, vida, cultura e responsabilidade social. O trabalho reflexivo e crítico da equipe de educadores da escola deve estar constantemente apontando as necessidades atuais de forma a atender na totalidade à formação integral dos educandos.

As Séries Finiais do Ensino Fundametal, o INSP Max oferece continuidade ao desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico adquirido pelo estudante ao longo da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, preparando-o, gradativamente, para atendimento às demandas do Ensino Médio.

O trabalho está fundamentado, principalmente, na continuidade e na visão total do processo de escolarização, para atender às profundas transformações físicas e psíquicas experimentadas pelo educando ao longo dos quatro anos de sua duração.

Neste segmento, o programa A GRANDE CONQUISTA privilegia a formação acadêmica, o desenvolvimento intelectual e aspectos da formação humana com o objetivo de desenvolver atividades necessárias à participação,  à convivência fraterna e à descoberta progressiva dos valores que integram as áreas da comunicação e da criatividade em todos os momentos do processo educativo, a fim de que surja, desde já, um cidadão que se esboça na pré-adolescência como valorizador do diálogo, da criatividade e da vivência em comunidade.

O programa que fundamenta o diferencial educacional

do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Saiba mais sobre os projetos do programa A Grande Conquista no INSP Max:

ENSINO FUNDAMENTAL II

EF2_ASTROMAX

 O projeto objetiva o despertar do interesse dos estudantes pelo estudo da ciência astronômica e divulga os componentes curriculares da área das Ciências da Natureza e da Geografia para estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental. O estudo desenvolvido para a participação nas competições evidencia os benefícios advindos da Corrida Espacial, tais como sensoriamento remoto, previsão do tempo, controle do desmatamento, comunicação via satélite, dentre outros que mudaram a vida da humanidade e, com isso, o projeto ressalta a importância dos estudos para o desenvolvimento pessoal. A participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) funciona como recurso pedagógico para o estímulo ao interesse, à curiosidade científica e à pesquisa.

EF1_LENDOSEMPARAR

É um projeto de leitura que visa à promoção de experiências positivas de leitura, ao incentivar e facilitar o acesso a uma variedade significativa de títulos e estilos literários para leitura ao longo do ano letivo. A prática e as experiências significativas favorecem a formação do hábito de leitura, o desenvolvimento do prazer de ler e a consolidação das estruturas linguísticas necessárias à interpretação crítica do mundo em suas diferentes linguagens. A leitura é uma das habilidades que estão na base da aprendizagem e, portanto, à medida que se desenvolve em agilidade, sensibilidade e possibilidade crescente de compreensão leitora, oportuniza ferramentas eficazes para todas as demais aprendizagens sociais, afetivas e cognitivas.

EF2_MATEMAX

É um projeto da área de Matemática que objetiva duas partes complementares desse componente curricular: a habilidade operativa e a lógica matemática. Por meio de listas semanais, os estudantes exercitam a prática dos conteúdos que necessitam de maior treino, ao mesmo tempo em que são instados à resolução de desafios que envolvem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e demandam as habilidades operativas. Esta prática prepara os estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental para as provas de concursos como o Canguru de Matemática Brasil e as Olimpíadas de Matemática (OBMEP), assim como desperta o interesse pelas habilidades de lógica-matemática como forma de compreender e atuar no mundo.

EF2_ENTRELINHAS

É um projeto de Redação que tem, como objetivo, auxiliar o aluno a escrever com fluência, argumentação e de forma crítica sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários e adaptando-se a diferentes registros, de forma coerente. Por meio das atividades, evidencia que língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, nos ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na Internet, nas repartições públicas, nos hospitais etc. Dominar esta linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais.

EF2_ATLETA

É um projeto esportivo que tem, por objetivo, oportunizar o acesso à prática esportiva aos alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental. Aos estudantes é oportunizada a vivência da prática esportiva nas modalidades de Futsal, Handebol e Voleibol. Com esta prática, enriquecemos a formação humana, utilizando o esporte como ferramenta no processo educacional. Por meio dos jogos, trabalhamos valores como espírito de liderança, solidariedade, atitudes positivas diante das vitórias e das derrotas, respeito às regras, socialização e resiliência e, assim, são estimuladas a prática esportiva representativa da identidade institucional nas competições estudantis.


PSI_ORIENTAMAX

É um projeto da área da Orientação Educacional que visa ao acompanhamento dos estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental, por meio da orientação individualizada de estudos a partir das demandas observadas, com a organização da elaboração diária da agenda escolar, plano de estudos, dicas e métodos de como estudar para obter um  ótimo desempenho escolar, além da orientação oferecida aos responsáveis, juntamente com seus filhos, sobre procedimentos e desenvolvimento acadêmico.

PSI_VOTAINSP

Por meio da organização e efetivação do processo de representatividade de alunos e professores por turmas, os estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental vivenciam a participação cidadã em seus aspectos democráticos e representativos.

A partir da crença de que a escolha da profissão não representa um único momento na vida dos indivíduos, mas um processo de desenvolvimento e amadurecimento graduais, o projeto proporciona, aos estudantes, nos diferentes níveis de ensino, uma orientação segura e eficiente para que, quando tiverem concluído seus cursos, estejam habilitados a realizar escolhas adequadas. O projeto é desenvolvido com os alunos, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio por meio de atividades diversificadas e elaboradas criteriosamente com esse objetivo.

(EXTRACURRICULAR) – A partir da concepção de que para um mundo em transformação, é preciso ampliar os conceitos de escola e tecnologia e aplicar a uma formação que permita a inovação e o desenvolvimento integral de crianças e jovens, o projeto de Robótica é oferecido aos estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental em uma modalidade extracurricular.

É um projeto interdisciplinar que oportuniza vivências para a compreensão da relação entre dinheiro, trabalho, estudo e atuação na sociedade. Por meio de atividades diversificadas integradas aos diferentes componentes curriculares, os estudantes exploram conhecimentos sobre investimento, planejamento e economia, a fim de compreenderem como esses conceitos se inter-relacionam e determinam a construção do sujeito como autor de seu desempenho pessoal e profissional.

2 comentários sobre “Ensino Fundamental II

  1. Bianca Mascaro

    Adoro a escola e estou muito feliz com o ensino que meu filho tem recebido. Gostaria de sugerir a inclusão de aulas de robotica para os alunos.
    Abçs

  2. Marisol Moura

    Desde que coloquei minha filha Pietra Moura (desde 7 ano) na escola, so tenho a falar bem da escola.
    A parte pedagogica dirigida pela Valeria é maravilhosa. Vejo que se preocupam com os alunos em todos os sentidos.
    Estamos muito satisfeitos e a Pietra nao quer sair da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?