Fungos e bactérias: vilões ou heróis?

O estudo do mundo microscópico é recheado de informações, mas a observação de bactérias e fungos em sala de aula nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar uma construção de saberes fluida, clara e evitar equívocos, o INSP busca soluções simples que incluam elementos do universo dos estudantes para contextualizar a aprendizagem.

Foi a partir dessa proposta que os estudantes do 6º ano do INSP Max, o Ensino Fundamental II, realizaram um experimento prático para observação desses microorganismos. Eles produziram um meio de cultura feito de gelatina e caldo de carne, para constatar o desenvolvimento de fungos e bactérias.

“Fazer com que esses grupos de organismos se tornem mais familiar para os alunos é complexo. Podemos associá-los perigosamente a doenças e passar a errônea ideia de que fazem mal. Sabemos que esses grupos são muito importantes para o nosso ambiente e para a nossa saúde”, explicou o professor André Ribeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?