Ensino Fundamental I

Do 1º ao 5º Ano

O Ensino Fundamental I oferece riqueza de oportunidades, desenvolve diferentes linguagens, implementa atividades de cooperação e socialização. Trabalha para que o aluno alcance uma boa concentração, capacidade de relacionar ideias e de se expressar por escrito.

Coordenações Pedagógicas:

Manhã – Eliane Giannotti
Tarde – Flávia Freire de Almeida

Coordenadora de Disciplina:  Janaína Sodré do Nascimento

1º ano

1EF1M – Verônica
1EF2M – Renata
1EF1T – Fernanda
1EF2T – Virgínia Leandro
1EF3T – Raquel
1EF4T – Janaina Cristina
1EF5T – Visânia
1EF6T – Elaine Crsitina

2º ano

2EF1M – Rosana Rusticani
2EF2M – Ana Paula
2EF1T – Andréa Cristina
2EF2T – Ana Paula Darski
2EF3T – Katelleen
2EF4T – Bruna Fanti

3º ano

3EF1M – Luciana Leite
3EF2M – Virgínia Salustiano
3EF3M – Nádia
3EF1T – Stephanie
3EF2T – Marcella
3EF3T – Sabrina

4º ano

4EF1M – Rosana Dornelas
4EF2M – Aline Bessa
4EF3M – Vanessa
4EF1T – Cristiane
4EF2T – Alexandra
4EF3T – Flávia Pangaio

5º ano

5EF1M – Margarete
5EF2M – Fabiana
5EF3M – Camila
5EF4M – Ana Beatriz
5EF1T – Marcele
5EF2T – Angela

PROFESSORES ESPECIALISTAS:

Educação Física – Henry e Carlos Augusto
Inglês – Lúcia Bottino, Alyne Oliveira, Monique Lencina, Priscila Nunes e Matheus Cherem
Música – Cristina, Márcio Castro e Matheus Henrique

Ler, escrever e criar

A arte e a cultura têm papel fundamental na formação da sensibilidade e, ao lado do incentivo à leitura e à pesquisa, ajudam no desenvolvimento da criatividade.

Utiliza-se a iniciação musical para aguçar a percepção, a discriminação dos tempos da música em variados ritmos e a integração sócio-cultural através desta linguagem universal.

A criança necessita desenvolver e aperfeiçoar o hábito da leitura, utilizando portadores diferenciados, para aprender a adequar o tipo de texto às necessidades de cada situação, seja informativo, instrucional ou de entretenimento.

Corpo, mente e coração

Integrando-se as diferentes tecnologias propicia-se o desenvolvimento da criticidade e de habilidades específicas. A utilização plena da linguagem matemática favorece o entendimento e análise de situações para solucionar os desafios cotidianos. A reflexão dos valores cristãos contribui para uma formação que busca a paz, o respeito e a solidariedade.

Ensino contextualizado

O estudo de um idioma estrangeiro amplia os horizontes da vida acadêmica e cultural, colocando a criança em contato com outra cultura e outra estrutura de comunicação, oral e escrita. Ao participar de atividades físicas, o aluno desenvolve a consciência do corpo, de seus limites e exercita o trabalho em equipe. Cuidar do ambiente deve ser uma preocupação cotidiana, para que se torne um hábito, pois é através do conhecimento e da ação que o respeito desenvolvido.

O programa que fundamenta o diferencial educacional

do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

A Trilha do Tesouro do INSP Júnior

Durante a Trilha do Tesouro, O INSP Júnior – Ensino Fundamental I do Instituto, os estudantes participam de diversas atividades que têm como fio condutor o projeto “A Trilha do Tesouro”, onde os “tesouros” encontrados durante o trilhar educacional são as aprendizagens proporcionadas pelas atividades vivenciadas e projetos como: Leitura de Princípios, Recriança, Matemágica, Na ponta do Lápis, Circuito Literário e Jornada Literária. Com isso, desde cedo, os estudantes reconhecem a importância de valores como persistência, concentração, força de vontade e fé.

Saiba mais sobre os projetos do programa A Grande Conquista no INSP Júnior:

ENSINO FUNDAMENTAL I

Ao chegar ao Ensino Fundamental, o aluno é apresentado a uma trilha em busca de um tesouro. No caminho, as crianças são convidadas a superar desafios, enfrentar obstáculos, vencer batalhas, que os levem a superação, ao crescimento integral. A cada série deste segmento, habilidades e competências vão sendo trabalhadas a fim de instrumentalizar a criança a ganhar esse tesouro, que é a base para a excelência na aprendizagem.

RECRIANÇA – Diversas atividades dirigidas acontecem no Recriança. Nesse momento de recreio, a criança é estimulada a ocupar-se com brincadeiras pouco presentes em seu dia a dia como corda, peteca, ciranda, elástico, cama de gato e outras. Baseando-nos no pressuposto de que, pela brincadeira, desenvolve-se a autonomia, a autoestima, o senso de solidariedade, o autoconhecimento e o autocontrole em situações de conflito, o projeto também conta com a promoção de competições e jogos de cooperação.

CIRCUITO LITERÁRIO – O Circuito Literário tem, como foco, o aperfeiçoamento do domínio da Língua em suas mais diferentes manifestações. Seu desenvolvimento se pauta em cinco subprojetos:

PLINSP – No PLINSP o aluno realiza a leitura de um título por semana e faz atividades relacionadas a essa leitura. A realização das atividades é considerada na contabilidade do bônus para a média de Língua Portuguesa de cada etapa.

.

JORNADA LITERÁRIA – Anualmente, é escolhido um tema e um gênero textual a ser explorado. A Jornada Literária acontece durante todo o ano, quando os alunos pesquisam sobre o tema proposto e escrevem seus textos, que serão publicados em um livro, lançado ao final do ano.

• LEITURA DE PRINCÍPIOS – A cada etapa, a Leitura de Princípios trabalha um tema relevante na construção de um ser integral: respeito às diferenças, educação ambiental, família e educação financeira. A leitura de um livro é realizada neste período e atividades diversificadas são proporcionadas aos alunos. O texto do livro referente a cada período é a base para uma das avaliações de interpretação de textos da etapa.

• NA PONTA DO LÁPIS – É um programa de produção de textos que promove a escrita e a reescrita de uma média de 50 redações anuais, tendo, como foco, o processo de correção sistemática e reflexão sobre a produção, desenvolvendo a metacognição no processo de aquisição da competência para a escrita.

MATEMÁGICA – O projeto Matemágica propõe a intensificação do treino da Matemática por meio de exercícios constantes. É uma listagem de questões que segue para casa semanalmente. A realização das atividades é considerada na contabilidade do bônus para a média de Matemática de cada etapa.

CIÊNCIA EM AÇÃO – O projeto CIÊNCIA EM AÇÃO acontece nas aulas do componente curricular de Ciências e pretende enfatizar a aprendizagem das habilidades relacionadas aos procedimentos da metodologia científica, por meio do estímulo à curiosidade e ao desenvolvimento de práticas investigativas. Em um mundo em que quase todo o conhecimento produzido pela humanidade encontra-se registrado e ao alcance de nossas teclas, o INSP assume o desafio de formar um ser curioso e munido da capacidade procedimental investigativa para acessar conhecimentos e informações com vistas a satisfazer sua curiosidade e incrementar seu processo de aprendizagem.

FAÇA ARTE – O projeto Faça Arte pretende desenvolver as habilidades necessárias para o fazer e o fruir artísticos conscientes e instrumentalizados, pela execução de subprojetos bimestrais relacionados com os diferentes componentes curriculares por meio de temas interdisciplinares ao longo de todo o ano letivo. É desenvolvido em subprojetos anuais para cada série que são executados um a cada etapa letiva. Cada subprojeto é composto por atividades que contemplem os 5 eixos do trabalho com artes visuais na escola: eixo histórico, eixo apreciativo, eixo temático, eixo interpretativo e eixo técnico (produção).

+ Ecologia – O Projeto + Ecologia, no INSP Júnior, é desenvolvido por meio da Ecoliteratura e pretende desevolver nos estudantes a consciência de que sua ação no mundo é o que vai garantir um planeta melhor para todos. Ações diversificadas, com foco na conscientização para a preservação ambiental, são promovidas a partir da leitura de textos literários que abordam a temática ecológica e que apontam para pequenas grandes ações que podem ser internalizadas na prática cotidiana de cada estudante e de suas famílias.

PROJETO INSPEAK – O projeto INSPeak é um programa bilíngue de ensino da Língua Inglesa, com carga horária de 5 tempos de 50 minutos semanais, que tem como propósito desenvolver habilidades essenciais no século XXI, como comunicação, criatividade, pensamento crítico, colaboração e empatia.  São utilizados dois livros didáticos por ano, com foco no eixo linguístico, visando promover uma formação sólida na língua inglesa, preparando os alunos para comunicação, escrita e compreensão auditiva amplas. Ao longo do ano letivo, são realizados projetos que propõem problemáticas e encorajam os alunos para uma busca por soluções, a partir do uso do aprendizado e da aplicação prática do conhecimento e de habilidades, em uma experiência dinâmica e engajadora.

Um comentário sobre “Ensino Fundamental I

  1. Cristiane Amaral Diogo

    Gostaria de agradecer e parabenizar a professora Helena, da turma 53 pelo excelente trabalho que vem fazendo com a turma. Meu filho nunca esteve tão interessado pelo estudo e a cada dia chega com uma novidade boa apresentada pela professora.
    Geralmente só reclamamos, agora chegou a vez de agradecer e elogiar!!! Muito obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?