Lançamento do projeto de leitura do INSP

Quando o assunto é livro, os alunos do INSP já sabem que vai começar a diversão! E ela vem recheada de estimulo e criatividade. É o PLINSP – Projeto de Leitura do INSP, que inicia 2017 com várias atividades para os alunos do Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil.
O incentivo ao hábito da leitura está diretamente ligado ao hábito da boa escrita, além de outros fatores como a ampliação de horizontes e o acesso ao conhecimento e à diversidade cultural, por exemplo.
Com as atividades propostas no PLINSP, os alunos leem de 25 a 35 livros por ano, de acordo com a faixa etária de cada turma. Há livros de diferentes gêneros, o que engrandece a formação cultural da criança em termos de conteúdo e desenvolvimento de vocabulário. Segundo as coordenadoras pedagógicas dos anos inicias do Ensino Fundamental, projetos como este estimulam também a escrita, pois são realizados registros com o foco na interpretação das histórias lidas e na produção de textos. O estudante realiza, com o PLINSP, a leitura de mais de 150 livros ao longo dos 5 anos do segmento, explicam as pedagogas do Instituto.
Este ano, a criatividade do corpo docente foi evidenciada com a diversidade de atividades para o lançamento do projeto – evento tão esperado pelos estudantes. Contação de histórias, caça ao tesouro, pescaria de livros, baú de livros e encenações foram algumas das ações que envolveram os alunos ao longo dos dias de apresentação dos livros que serão lidos ao longo do ano letivo.
No primeiro dia, os estudantes participaram de um momento de contação de histórias que fez com que as crianças sentissem-se dentro do enredo. Envolver os estudantes na história também foi a tática usada na atividade do 1º ano. Vestindo figurino de Sherlock Holmes, os pequenos investigadores foram atrás de pistas que os levassem até o local secreto dos livros, dsesvendando o mistério assim como o famoso personagem ícone da literatura inglesa. Munidos de lupas, encontraram seu tesouro na Biblioteca Michelângelo.
Já os alunos do 2º e 3º ano sentaram no gramado ao redor de um baú de livros, usaram a criatividade. Após pescar um exemplar, apenas olhando sua capa, cada um tentou descobrir do que se tratava cada publicação. Os estudantes matriculados no 4º ano, diversificaram suas atividades entre representações de histórias e entrevistas com os amigos para descobrir o que cada um mais gostava nos livros que estão sendo lidos. Ainda seguindo a estratégia de unir uma atividade lúdica à descoberta dos livros, uma caça ao tesouro movimentou o 5º ano, que seguiu as pistas pela escola até chegar ao um baú repleto de livros que possibilitou que cada um escolhesse o seu para ler e debater com os amigos.
Segundo a pedagoga Luciane Barros, coordenadora do turno da manhã do INSP Júnior, as atividades do lançamento do PLINSP são momentos muito especiais para todo o segmento. “Com o projeto, queremos despertar o interesse de nossas crianças para o mundo da leitura e vemos que, a cada ano, alcançamos nosso objetivo”, completa.
No INSP Kids – Educação Infantil – o sucesso do lançamento do PLINSP ficou por conta do contador de histórias Gilson de Souza, que fez as crianças dançarem e participarem ativamente da encenação que aguçou a curiosidade dos pequenos para o novo mundo da leitura.
DICA:
O incentivo à leitura deve continuar em casa, com a família, seja em atitudes simples como oferecer livros, gibis, jornais e revistas para serem lidos pelos estudantes, seja em atitudes mais interativas como questionar se ele compreendeu o que está lendo ou pedir que escreva algo sobre o que acabou de ler. É um “trabalho de formiguinha” em que família e escola devem estar juntos no incentivo à leitura!
 

Veja, abaixo, algumas fotos. Acesse nosso Facebook e veja mais registros destes importantes momentos.


 
 

Seguir nas redes socias

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 1)

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 2)

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais