O Fundador

 

Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro

Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro

Domingos Evangelista Pinheiro nasceu em Caeté – MG, em 21 de julho de 1843 e fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, em 28 de agosto de 1892. Ele queria congregar “cooperadoras” que, pelo testemunho, fossem sinal e instrumentos de evangelização para a transformação da sociedade carente de doutrinação.

Vivemos num mundo de transformações e contrastes. Apesar do seu desenvolvimento, muitas coisas, nas pessoas e nos grupos, impedem a humanidade de compreender e corresponder ao plano de Deus. Novas exigências nos são feitas, para que sejamos sinal, presença e testemunho no mundo, através do nosso serviço.

Nosso fundador nos convida a estar a serviço do outro, através de uma ação organizadora, vivendo com ele a realidade de nossa época, defendendo o direito dos pequenos, trabalhando ardorosamente pela evangelização, educação e promoção, não ensinando tanto pelo que dizemos, mas pelo que somos ou procuramos ser. Exige de nós um esforço cotidiano de conversão, através de uma espiritualidade específica de presença, como nos mostrou Maria.

 “Deveis revestir-vos da caridade e mansidão de Jesus Cristo, para tirardes risonhos frutos do ensino às crianças”.
Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro

Um comentário sobre “O Fundador

  1. Guilherme Vicente

    A fim de limitar a duração da escravidão no Brasil Imperial, a lei do Ventre Livre propunha, a partir da data de sua promulgação, a concessão da alforria às crianças nascidas de mulheres escravizadas no Império do Brasil.
    A Congregação das Irmãs Auxilares, foi uma das congregações que abrigou essas crianças, para que elas não ficassem sozinhas na rua. Toda criança que nascesse de uma mulher escravizada depois do dia 28 de Setembro de 1871, era livre, mas tinha que ficar com a sua mãe até os 8 anos de idade, depois disso podia escolher entre ficar com a sua mãe ou ir para outro lugar.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?