O Carnaval já passou pelo INSP!

Foram dois dias em que a boa folia fez parte da rotina do INSP. Um dia de “bailinho” e o outro de “bloquinho”. Dia 23/02, os alunos pularam carnaval ao som da Banda do Rio de Janeiro e, no dia 24, desfilaram com as alegorias que criaram para seus blocos. Serpentina e confetes fizeram a alegria das crianças com as tradicionais marchinhas de carnaval. Fantasiados de personagens, princesas, super-heróis e até mesmo sem fantasia, alunos e professores participaram se divertiram.
Nem os estudantes do Ensino Médio ficaram de fora, sem perder o foco e a dedicação nos estudos rumo à tradicional excelência no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – eles participaram das aulas usando adereços e algumas fantasias.
A festa originária na Idade Média, na Europa, o Carnaval, até hoje é comemorado no mundo todo. Cada cidade brinca à sua maneira. O Brasil o transformou no, como dizem, “maior espetáculo da terra”.
Você conhece a origem do Carnaval? A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse período de privações acabaria por incentivar as festividades para a diversão do povo nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Também há relatos de que a origem do Carnaval estaria na Antiguidade, nas civilizações egípcia, grega e romana, onde ocorriam grandes festas ligadas às divindades da fertilidade e da agricultura, nos períodos de grandes colheitas.
O Carnaval como conhecemos hoje, com desfiles e fantasias, nasceu na sociedade vitoriana do século XIX. Paris, na França, foi a cidade que “exportou” esse modelo de festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas próprias festas carnavalescas. O Rio de Janeiro, por sua vez, criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles para outras cidades do mundo, como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia. Já Salvador, está no Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior festa de rua do mundo.
Conforme calendário escolar divulgado, a próxima
semana será de recesso escolar. As atividades retornam normalmente na segunda, dia 06/03.

Seguir nas redes socias

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 1)

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 2)

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais