Pipa, papagaio ou pandorga?


Como você chama a brincadeira de colocar um brinquedo feito de varetas e papel voando no céu? Pipa? Papagaio? Pandorga? Independente do nome, que muda de região para região do país, soltar pipa (vamos assumir a nomenclatura carioca) é uma das brincadeiras mais populares do país e fez parte da atividade “Brinquedos e brincadeiras” proposta pelo Projeto Conviver do INSP Total, o Turno Integral do INSP. Nesta atividade, as brincadeiras tradicionais passam a fazer parte do universo infantil. Em uma época em que, para muitos, brincar é manusear jogos eletrônicos, é de suma importância ter a oportunidade de vivenciar e compreender outras possibilidades.
O ato de soltar pipa remete à infância de muitos adultos, que viam no final da tarde o colorido das centenas de pipas dançando no céu. A atividade é muito antiga, tem mais de 2000 anos de história e ainda conta com uma curiosidade: Ela tinha finalidades militares na China e servia para ajudar a medir a distância entre dois lugares. E chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses. O tempo passou, novas tecnologias chegaram e a pipa se tornou um brinquedo de criança.
Com materiais fáceis de encontrar em casa e muita criatividade, a pipa pode ser mais um programa divertido a ser feito com as crianças nos finais de semana. No INSP Total as crianças tiveram a ajuda das professoras, auxiliares e disciplinários e, com muita disposição, colocaram as pipas no alto aproveitando o novo espaço do terreno recém adquirido.
 

Seguir nas redes socias

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 1)

SIMPLESMENTE O MELHOR! (Versão 2)

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais