No INSP, o Tangram, um antigo jogo chinês, é um dos instrumentos para trabalhar o raciocínio lógico e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, paciência e resolução de problemas de forma lúdica e divertida.
O professor Roberto Thomé apresentou o jogo aos estudantes do 6° ano em uma aula de Lógica. Além de contar curiosidades a respeito das origens do Tangram, ele desafiou os alunos a colocarem a mão na massa para montar o quebra-cabeças geométrico formado por 7 peças. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas e não é permitido sobrepor nenhuma delas.
Não se sabe ao certo quando o jogo surgiu. Uma das versões de suas origens dá conta de que um imperador chinês quebrou um espelho e, ao tentar juntar os pedaços para remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. O passatempo espalhou-se por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, sido fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.