Tempo de celebrar: Recanto Monsenhor Domingos é oficialmente uma Reserva Particular do Patrimônio Natural!

No dia 27/01, o Copam, Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais, e a CPB, Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas, aprovaram, por unanimidade, a criação de uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – em Caeté/MG, nas terras do Recanto Monsenhor Domingos, da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.

A iniciativa é uma contribuição direta da Congregação para a conservação de paisagens, biodiversidade e recursos ambientais essenciais, como as nascentes de água da região. A conquista foi notícia de destaque no jornal O Estado de Minas. Leia aqui. As religiosas e seus colaboradores estão em festa pela conquista há muito tempo esperada. Afinal, atualmente, o Brasil conta com apenas 1.567 Reservas Particulares do Patrimônio Natural, que juntas somam quase 890 mil hectares.

“Parte de nossas terras está disponível para toda a humanidade, à serviço do cuidado com a natureza, o cuidado com a vida. O zelo pela ‘casa comum’, nosso planeta, é um dos compromissos da nossa Congregação. Preservando o meio ambiente dos danos da ganância desenfreada, esperamos que outros proprietários inspirem-se e façam o mesmo, colaborando para a perenidade da vida”, explica a Madre Superiora da CIANSP, Teresa Cristina Leite.

Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva. Assim, trata-se de mais um legado da CIANSP para as futuras gerações, aumentando sua contribuição histórica na seara da educação integral.

Durante a mesma reunião da CPB/COPAM, além da RPPN Monsenhor Domingos, também foi criada a RPPN Serra da Piedade que representam, juntas, dois importantes passos para a contribuição direta na conservação da biodiversidade e das paisagens locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?