Valores antirracistas permeiam o dia a dia da Rede Piedade de Educação

Desenvolver uma educação antirracista é fundamental para que justiça e sociedade caminhem juntas. O INSP dedicou uma semana inteira de atividades especialmente preparadas para trabalhar esta temática com as crianças da Educação Infantil.

Com linguagem lúdica pertinente a cada faixa etária, os temas abordados chamaram a atenção dos estudantes para o cuidado, o amor, o respeito e a tolerância para com o próximo, baseando-se nos seis direitos de aprendizagem da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Os pequenos estudantes do Pré II aprenderam sobre a lenda das bonecas Abayomi, artefato iorubá cujo nome significa aquele que traz felicidade ou alegria, e confeccionaram, em sala, suas próprias bonecas.

Já no Pré I, as crianças entenderam a igualdade a partir de uma experiência com ovos de cascas diferentes e conteúdos exatamente iguais, assim como os seres humanos são todos iguais, merecendo carinho e respeito, independentemente da cor da sua pele.

No Ensino Fundamental I, os estudantes aprenderam e se divertiram com jogos e brincadeiras de origem africana como o Matacuzana, que deu origem ao jogo três Marias, o terra e mar e pulando elástico. Além disso, a leitura, interpretação e ilustração do samba da Vila Isabel, Kizomba, Festa da Raça, encantou as crianças do 3º ano.

Os demais segmentos também desenvolveram atividades sobre a temática e, muito além da semana de conscientização, os valores antirracistas permeiam o dia a dia da Rede Piedade de Educação. Afinal o antirracismo faz parte do DNA dos colégios da Rede Piedade de Educação. A Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade nasceu do sonho de Monsenhor Domingos em promover a igualdade, educando as filhas libertas de pessoas escravizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?